Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2019
O jogo entre Grêmio e Santos neste domingo (28), válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2019, foi digno de estreia na competição nacional. Da apatia à reação entusiasmática, o Tricolor foi derrotado pelo Peixe por 2 a 1, apesar de ter conseguido diminuir a diferença ao mudar de postura na etapa complementar.
Com estratégia tática bem montada, o técnico do Santos, Jorge Sampaoli, surpreendeu os comandados de Renato Portaluppi e assegurou a vitória fora de casa, levando os 3 pontos. Vanderlei foi o nome do jogo.
Sob aplausos e reverências – homenagem prestada pelos torcedores do Grêmio a Antônio Carlos Verardi, funcionário mais antigo do clube, morto na quarta-feira (24) –, iniciou o primeiro confronto das equipes no Brasileirão. O clima saudoso e a presença do técnico da Seleção Brasileira, Tite, na Arena poderiam ter motivado ainda mais o plantel de Portaluppi a buscar um bom desempenho desde o apito inicial, mas não foi o que aconteceu.
Logo aos 5 minutos de jogo, o atacante Eduardo Sasha, ex-Internacional, abriu o placar para o Peixe. Após lançamento para a área, Jean Lucas escorou de cabeça e o camisa 27 tocou por cobertura, empurrando para a rede de Paulo Victor. Cinco minutos depois de marcar seu primeiro gol no ano, Sasha ofereceu risco mais uma vez à defesa tricolor, mas dessa vez não conseguiu efetividade. Melhor desde o início da partida, o Santos não se intimidou e permaneceu criando oportunidades, mesmo jogando fora de casa.
Aos 25 minutos, foi a vez do Grêmio tentar mostrar a que veio. Em bomba de fora da área, Jean Pyerre arriscou, mas Vanderlei fez linda defesa. O relógio marcava 30 minutos quando Leonardo também decidiu finalizar da grande área. Em chute direto, o goleiro do Santos estava lá para afastar mais uma vez. Com 59% de posse de bola contra 41% do Santos, o Tricolor ainda podia buscar o empate, ou até mesmo a vitória, mas falhou de novo.
Quem marcou o segundo gol do Santos foi Felipe Jonatan. Soteldo cobrou escanteio e Paulo Victor saiu de soco, mas Felipe Jonatan aproveitou o rebote, antecipou a jogada e aumentou a diferença para o Peixe. Próximo ao fim da etapa complementar, André marcou para o Grêmio. O lance, porém, foi anulado devido ao impedimento de Cortez, conferido pelo VAR (árbitro de vídeo).
Sem modificações, o Tricolor voltou para o segundo tempo com o mesmo plantel. Já o Peixe substituiu o meia Jean Mota pelo volante Alisson. Ao retornar a campo, o Grêmio iniciou a etapa complementar decepcionando a torcida outra vez, mas depois conseguiu mudar os ares da partida. Com passes errados e mesma postura, não demonstrou reação até o primeiro terço de tempo. Aos 5 minutos, Felipe Jonatan aproveitou rebote e chutou forte de fora da área para defesa de Paulo Victor.
Mas bastou o susto para o técnico Renato Portaluppi decidir mudar. No lugar de Alisson, entrou Diego Tardelli. Depois, foi a vez de Jean Pyerre sair para a entrada de Luan. Um minuto antes da segunda substituição tricolor, o camisa 21 se atrapalhou e o Peixe armou contra-ataque, quase marcando o terceiro. Passados 15 minutos da etapa complementar, o Grêmio finalmente criou chance de perigo e pareceu acordar. Tardelli finalizou de fora da área e Vanderlei fez mais uma grande defesa.
A partir dos 20 minutos, a equipe gaúcha se transformou dentro das quatro linhas. Ofensiva, passou a criar riscos à defesa santista com chutes diretos, jogadas pelas laterais e escanteios. Aos 26 minutos, Luan arriscou da entrada da área, obrigando o goleiro do Peixe a realizar uma grande intervenção. Depois, Lucas Veríssimo quase marcou contra, ao cortar para trás em um cruzamento na pequena área.
Pressionado, o Santos seguiu recuado com a reação gremista. Everton finalizou e Vanderlei afastou mais uma vez. Felipe Vizeu também tentou marcar, de cabeça da pequena área, mas mandou para fora. Aos 39 minutos, o goleiro santista mostrou ainda mais por que estava ali. Com três defesas em sequência em chutes de Tardelli e André, o guardião fez seu nome. Depois, defendeu uma finalização do camisa 9, jogada que iniciou com uma bicicleta de André e bola na trave.
Aos 47 minutos, finalmente o tricolor conseguiu marcar o gol que tanto buscava. Everton passou por Gustavo Henrique e finalizou cruzado, para o azar de Vanderlei, que dessa vez não conseguiu evitar a meta.
O próximo jogo do Grêmio no Brasileiro é contra o Avaí na quarta-feira (1º), às 19h15min.
Ficha técnica
Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez (Felipe Vizeu), Matheus Henrique, Maicon, Alisson (Diego Tardelli), Jean Pyerre (Luan), Everton e André. Técnico: Renato Portaluppi.
Santos: Vanderlei; Veríssimo, Aguilar, Gustavo Henrique, Victor Ferraz, Jean Lucas (Carlos Sánchez), Diego Pituca, Felipe Jonatan, Sasha (Derlis González), Jean Mota (Alison) e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli.
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Rodrigo Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ).