Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2019
O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Michel Temer, por irregularidades no Decreto dos Portos. O inquérito investiga Temer por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na suspeita de que o ex-presidente teria recebido propina em troca do favorecimento a empresas do setor portuário com o Decreto dos Portos, de 2017.
A denúncia já havia sido apresentada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2018. O caso foi enviado à Justiça Federal do Distrito Federal, após o fim do mandato de Temer. Mas a denúncia original havia sido enviada para a primeira instância pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso.
No dia 15 de abril, o Ministério Público confirmou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e pediu que o emedebista se tornasse réu.
Outros Réus
Além do ex-presidente, são investigados no processo o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR), o policial aposentado João Baptista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima, e os empresários Antônio Grecco e Ricardo Mesquita, ambos da Rodrimar.