Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro e Guedes afirmam que economia só vai crescer com reformas

Compartilhe esta notícia:

Presidente falou com a imprensa após reunião com o ministro da Economia. Guedes (E) também disse que as reformas farão o País escapar da "armadilha do baixo crescimento". (Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (06) que a economia do País não tem uma alternativa à reforma da Previdência. Ele ainda chamou a reforma de “primeiro passo para a liberdade econômica”. O presidente falou com a imprensa após uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com Bolsonaro, sem a reforma da Previdência o País teria que emitir mais moeda ou contrair empréstimos no exterior. Duas opções que, segundo ele, não são viáveis.

“Outra alternativa, se o Brasil continuar tendo déficit ano a ano, é imprimir moeda. Eu acho que, se for imprimir moeda, você sabe o que vem atrás, vem inflação. Outra é conseguir empréstimo aí fora. Será que querem emprestar para nós? Com que taxa de juros? Nós não temos outra alternativa. É a reforma da Previdência o primeiro grande passo para nós conseguirmos aqui a nossa liberdade econômica”, afirmou o presidente.

Ao lado de Bolsonaro, Guedes também defendeu a aprovação de reformas econômicas propostas pelo governo. A da Previdência já foi enviada pelo Congresso e tramita em comissão especial da Câmara. A equipe econômica trabalha também na elaboração de uma reforma tributária. Segundo Guedes, as reformas vão permitir ao país escapar da “armadilha do baixo crescimento”. “O Brasil está prisioneiro de uma armadilha de baixo crescimento e nós vamos escapar disso com as reformas”, afirmou o ministro. “Assim que aprovadas as reformas, o Brasil retoma o seu caminho de crescimento econômico sustentável”, completou.

Também nesta segunda-feira, pela primeira vez no ano, analistas do mercado ouvidos pelo Banco Central projetaram um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) abaixo de 1,5% para 2019. Guedes disse não haver surpresa na estimativa. “Crescimento está em torno de 1,5%, mas nos últimos 10 anos o crescimento é 0,5%. Então não há novidade nenhuma nessa desaceleração econômica”, concluiu Guedes.

Contingenciamento

Sobre o contingenciamento (bloqueio) de cerca de R$ 30 bilhões do Orçamento, Bolsonaro disse que o corte foi necessário porque as previsões de receitas têm caído. Ele explicou que a educação não sofreu contingenciamento, mas remanejamento de recursos para outras áreas.

“O ideal é que o Orçamento seja cumprido em sua íntegra, mas a expectativa de receita tem caído. Em relação à educação [à diminuição de recursos para educação], não é contingenciamento essa última ação do respectivo ministro, mas realocação de recursos para outra área”, disse o presidente.

Guedes negou que o Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional para famílias de baixa renda, tenha sofrido cortes. Segundo o ministro, o programa está sendo reavaliado, mas a Caixa Econômica Federal, que administra os financiamentos, continua a liberar os recursos normalmente.

“Está havendo conversas do ministério [da Economia] com o presidente da Caixa. Eles estão recalibrando [o Minha Casa, Minha Vida]. Porque, se existem 70 mil casas devolvidas e 60 mil não terminadas, tem algum problema no programa. Mas estamos seguindo normalmente enquanto fazemos a reavaliação”, assegurou Guedes.

 

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Com crise da Avianca, presidente da Latam diz que preços das passagens ficarão altos por seis meses
“O que vai salvar os estados é a reforma da Previdência”, diz o secretário do Tesouro Nacional
https://www.osul.com.br/bolsonaro-e-guedes-afirmam-que-a-economia-so-vai-crescer-com-as-reformas/ Bolsonaro e Guedes afirmam que economia só vai crescer com reformas 2019-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar