Sábado, 23 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de maio de 2019
A partir do dia 22 de maio, o Facebook lançará uma série de novidades para valorizar a produção e distribuição de vídeos através da plataforma. Entre as otimizações anunciadas estão a priorização de conteúdo original, vídeos mais longos – com duração maior que três minutos – e conteúdo considerado de “alta qualidade” e que “faz os usuários voltarem semana a semana” para assistir mais.
A rede social fundada pelo americano Mark Zuckerberg divulgou também algumas recomendações para produtores de conteúdo, como um manual de “boas práticas”. Primeiramente, o Facebook recomenda que os usuários que forem produzir vídeos não foquem em vídeos curtos, e sim que invistam em mais enredos e ganchos. “Nosso sistema de classificação prioriza vídeos de três minutos ou mais e engaja os usuários por mais tempo, pois descobrimos que os usuários obtêm mais valor de vídeos mais longos que têm boa abertura, conteúdo e ritmo”, diz o anúncio oficial.
O uso de títulos, descrições ou tags de vídeos confusos ou enganosos é citado pela plataforma como algo negativo e suscetível a “punições” em termos de distribuição, diminuindo o alcance da postagem. O uso de click-baits e do chamado engajamento artificial, como pedido de votos através de reações ou curtidas ou pedidos de comentários, também entram na “lista negra” do Facebook, além de vídeos feitos apenas a partir de imagens estáticas, semelhante a uma apresentação de slides.
Pequenos empreendedores
O Facebook anunciou nesta terça-feira (7) três novas ferramentas voltadas para os pequenos empreendedores que usam a rede social e também o Instagram para contatar clientes ou divulgar seus serviços. A principal ideia das novidades é economizar o tempo dos trabalhadores e facilitar a utilização de anúncios, o relacionamento com outros usuários e a publicação de vídeos de divulgação.
Ao todo, são três novos recursos que já estão disponíveis para todos. O primeiro permite que campanhas de divulgação patrocinada sejam criadas de forma mais rápida e, principalmente, automatizada. A partir de perguntas simples que envolvem os objetivos do negócio e da divulgação, por exemplo, é possível criar propagandas rápidas e que cabem no orçamento dos empreendedores, sem que eles tenham de se especializar em marketing ou confiarem no “achismo” na hora de veicular seus anúncios.
Múltiplas versões da mesma propaganda, por exemplo, podem ser criadas com foco no Facebook e no Instagram, contendo também links ou textos diferentes. Sugestões personalizadas também serão exibidas, assim como recomendações relacionadas ao orçamento. Depois da criação, um sistema simples de notificação dará acesso às métricas e indicará os comerciais que tiveram maior alcance e resultados, facilitando a criação de campanhas futuras.
O trabalho de relacionamento também deve ser facilitado por meio de um sistema de agendamento, que funciona a partir do Messenger, SMS ou do sistema de mensagens diretas do Instagram, além da própria página dos serviços. Mais uma vez, a proposta é customizável, permitindo que o empreendedor personalize os menus e exiba horários disponíveis para os clientes, que podem realizar as marcações a partir da própria página. O mesmo também vale para cancelamentos ou demais avisos.
Enquanto isso, na outra ponta, o sistema é capaz de se conectar a ferramentas de gerenciamento de compromissos ou aplicativos de calendário, exibindo notificações sobre novos agendamentos ou desistências. O sistema, ainda, é capaz de emitir lembretes tanto aos empreendedores quanto aos clientes na aproximação do horário marcado.