Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de agosto de 2019
Comparações no esporte são inevitáveis. Há mais de uma década, o embate mais famoso do futebol envolve Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Lionel Messi, do Barcelona, ambos com cinco troféus Bolas de Ouro. As discussões em programas esportivos e em bares não conseguem sanar a dúvida sobre quem é melhor, mas pesquisadores belgas da Universidade Católica de Lovaina criaram uma fórmula para tentar resolver o impasse. As informações são da revista Veja.
O algoritmo utilizado por eles leva em consideração todas as ações com bola dos jogadores dentro de campo, do passe às chances de gol criadas, com objetivo de ir além dos simples dados de gols e assistências, e avaliar o real impacto do atleta em uma partida.
“O número de gols não é o melhor parâmetro se você considerar que, em média, há mais de 1.600 ações em uma partida. É por isso que nosso computador leva em conta todas as ações com bola”, disse Jesse Davis, professor do departamento de computação científica, ao portal da universidade.
Com a criação do VAEP (valor de ações por probabilidades estimadas, na tradução do inglês), os pesquisadores mediram as atuações de Messi e Cristiano Ronaldo da temporada 2013/14 até 2017/18 e concluíram: o argentino de 32 anos leva a melhor. Eles explicam que o português tem menos ações em uma partida, apesar do alto valor por ação realizada. Messi, porém, tem um alto número de ações e também de valor por jogada.
Na última temporada, Lionel Messi acumulou uma média VAEP de 1.21 por jogo, enquanto Cristiano, em seu primeiro ano na Juventus, teve mais dificuldades e somou apenas 0.61 no VAEP. O belga Eden Hazard, inclusive, teve melhor rendimento que o português na temporada passada, sua última pelo Chelsea, com 0,64 no algoritmo de ações com bola.
Cristiano admite que pagou R$ 1,5 mi a mulher que o acusa de estupro
Advogados do atacante português Cristiano Ronaldo admitiram que pagaram 375.000 dólares (equivalente a 1,5 milhão de reais pela cotação atual) à modelo americana Kathryn Mayorga, que o acusou de estupro em 2009, para encerrar o caso em segredo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20), pela emissora CNN, que teve acesso ao acordo confidencial.
Mayorga, hoje com 35 anos, alegou que o cinco vezes ganhador da Bola de Ouro a forçou a fazer sexo em 13 de junho de 2009 em seu quarto de um hotel de Las Vegas, apesar de ela ter rejeitado as investidas dele. Ela entrou com um processo para invalidar o acordo em 2018, argumentando que a defesa do atacante português se aproveitou de seu “frágil estado emocional” para obrigá-la a assiná-lo. Cristiano Ronaldo afirma que a relação entre os dois foi consensual.
“Nego de maneira taxativa as acusações que me foram dirigidas. O estupro é um crime abominável que vai contra tudo o que sou e o que acredito. Não quero alimentar o espetáculo midiático criado por pessoas que querem se promover às minhas costas”, disse o jogador da Juventus, em mensagem postada no Twitter em outubro de 2018.