Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2019
A tecnologia está presente cada vez mais em nossas vidas. Pensando nisso, o governo federal digitalizou 315 serviços públicos. O portal único federal, o gov.br, foi apresentado de forma oficial nesta quinta-feira (22). Ele deverá abrigar todos os sites de órgãos públicos federais até o final do ano que vem.
Pedidos de aposentadoria, salário-maternidade e carteira digital de trânsito são alguns dos serviços que passarão a ser digitais. Batizada de Dia D da Transformação Digital, a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice, Hamilton Mourão, além de ministros a parlamentares. “O Brasil é o quarto país em conexão à internet, com mais de 140 milhões de pessoas conectadas. Estão sendo passados para um único portal cerca de 1,6 mil portais governamentais e todos estarão disponíveis no gov.br”, destacou o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.
A expectativa do governo é que, após a migração de todos os sites do governo federal para o portal único, cerca de mil serviços públicos federais estejam disponíveis na internet.
Aplicativo de celular
A unificação de canais também vai englobar os aplicativos móveis, segundo o governo. Em junho deste ano foi criada a conta única gov.br, na loja Google Play, que já conta com 41 aplicativos migrados, entre eles o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).