Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de setembro de 2019
Procuradores de nove estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul, protestaram nesta segunda-feira (09), contra a indicação de Augusto Aras para assumir o cargo de procurador-geral da República (PGR). Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (05).
Em Porto Alegre, a manifestação aconteceu na sede da Procuradoria da República, que fica na área central da Capital. Um dos diretores da ANPR Carlos Augusto Cazarré, disse que o objetivo da manifestação é “firmar o compromisso dos procuradores da República na defesa do processo de escolha através da lista tríplice”.
Manifestações do tipo também foram registradas em Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais, Amapá e Distrito Federal.
Quebra de protocolo
Aras não fazia parte da lista tríplice de nomes sugeridos pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Bolsonaro não é obrigado a escolher alguém da lista, mas a eleição da ANPR era respeitada desde 2003.
O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina em 17 de setembro. Mas, para assumir o cargo, Aras ainda precisa ser aprovado pelo Senado.