Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2019
O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou na tarde desta segunda-feira (16) ao Palácio do Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, após ter recebido alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia no abdômen no dia 8 deste mês. O avião presidencial pousou na Base Aérea de Brasília por volta das 17h, e o comboio oficial chegou ao Alvorada 30 minutos depois.
Aguardado por alguns apoiadores, o presidente desceu do carro na entrada principal do Alvorada e conversou rapidamente com jornalistas presentes. Ele disse que retoma os trabalhos nesta terça-feira (17) e que vai sancionar o Projeto de Lei 3.715/19, que amplia a posse de armas de fogo em propriedades rurais. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 21 de agosto e aguarda a sanção presidencial.
Perguntado se vetaria algum item do projeto, o presidente acrescentou que ainda não havia lido o texto aprovado, mas que vai garantir o direito à posse de armas. “Eu não vi o projeto, vou ver amanhã [nesta terça]. Mas eu não vou tolher mais ninguém de bem de ter a sua posse ou porte de arma de fogo”, declarou o mandatário.
Segundo o projeto aprovado pelo Legislativo, fica autorizada a posse de armas em toda a extensão de uma propriedade rural. A medida garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte da sua propriedade. Atualmente, a posse só é permitida na sede da propriedade.
O presidente também disse que está bem de saúde, mas que só voltará ao ritmo normal de atividades após a viagem aos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, Bolsonaro deve embarcar para Nova York no próximo dia 23. No dia 24, está previsto seu discurso na 74ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do evento anual.
Guarda Municipal
A prefeitura de Porto Alegre publicou neste mês um decreto que permite que a Guarda Municipal utilize mais opções de modelos de armas. De acordo com o texto, agora os agentes com porte válido poderão usar todos os tipos de armas previstas na lei federal, incluindo espingardas calibre 12, de uso comum da Brigada Militar. Anteriormente, a legislação municipal permitia o uso de apenas dois calibres: 38 e 380.