Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2015
O consumo de produtos com alto teor de açúcar e gordura começa cedo no Brasil. Estudo do Ministério da Saúde revelou que 60,8% das crianças com menos de 2 anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e que 32,3% tomam refrigerantes ou suco artificial. Os dados constam da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta sexta-feira (21).
Apesar da presença de produtos industrializados na alimentação das crianças, o estudo demonstrou que as mães brasileiras continuam amamentando seus filhos mesmo após os 6 meses de idade, período preconizado para o aleitamento exclusivo. Mais da metade (50,6%) das crianças entre 9 e 12 meses estão em aleitamento materno de modo complementar. Meninos e meninas com menos de 2 anos representavam, no período estudado, 5,7 milhões de pessoas.
Os dados apontaram também que a maior parte das primeiras consultas dos bebês (até 7 dias depois da saída da maternidade) foi na rede pública de saúde – 62,5% nas unidades básicas de saúde e hospitais públicos e 26,4% em consultório particular. Também mostrou índice de 70,8% de crianças com menos de 2 anos que fizeram o teste do pezinho e 75,9% com 1 ano que já haviam tomado três doses da vacina tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), ofertada aos 2, 4 e 6 meses de idade.