Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2019
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro recolheu 245,7 toneladas de resíduos recicláveis durante o Rock in Rio, incluindo o evento-teste realizado em 24 de setembro e os sete dias da programação oficial. Ao longo do festival, foram geradas 128,3 toneladas de lixo orgânico, que terminou no último domingo (06).Pela segunda edição seguida, a produção do festival contratou a Comlurb para cuidar da limpeza. O trabalho envolveu 1.143 garis. Os resíduos recicláveis foram encaminhados às cooperativas de catadores credenciadas pela Comlurb nas centrais de triagem nos bairros de Irajá e Bangu.
A programação do Rock in Rio teve 250 shows distribuídos ao longo dos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro. O evento ocorreu na Cidade do Rock, montada no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A expectativa era um público de 100 mil pessoas por dia, totalizando 700 mil ao longo da programação. O balanço final ainda não foi divulgado.
Segurança e trânsito
A prefeitura do Rio, com o objetivo de aumentar a segurança e organizar o trânsito, montou uma operação especial envolvendo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal. No decorrer dos sete dias do festival, foram aplicadas 853 multas de trânsito. Também houve remoção de 442 veículos estacionados de forma irregular e 178 pessoas foram multadas por não pagarem a tarifa do ônibus.
Foram apreendidas 42 credenciais falsas de trânsito livre e oito crachás de serviço falso. Os crachás estavam com pessoas que tentavam acessar o evento de forma irregular. Elas foram conduzidas para a delegacia de polícia. Também foram detidos um acusado de roubo de celular e ambulantes que resistiram a abordagens de guardas municipais durante apreensão de mercadorias comercializadas sem autorização. Ao todo, 15 pessoas foram levadas para a delegacia.