Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Correndo atrás

Compartilhe esta notícia:

O Senado votará até quarta-feira, em 2º turno, a reforma da Previdência. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O motivo para atrasos nos pagamentos de servidores e fornecedores de produtos está claro: de 1º janeiro deste ano até a última quinta-feira, o total de receitas do governo do Estado foi de 50 bilhões e 844 milhões de reais. Os gastos atingiram 55 bilhões e 321 milhões.

Vão pensar 10 vezes

Quando oito deputados federais do PDT votaram a favor da reforma da Previdência, a direção nacional fez um escândalo, anunciando que seriam expulsos. Já se passaram quatro meses e a Comissão de Ética está adormecida. Reduzir a bancada de 28 para 20 deputados equivale a um suicídio coletivo.

Requer paciência

Ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico não é o mesmo que marcar o número da poltrona, apertar o cinto e decolar. Antes, o país interessado precisa atender 253 requisitos. O Brasil não chegou à metade.

Abre a nominata

Faltam três anos, mas o PSB acordou cedo. Está definida a candidatura de Luciano Azevedo, prefeito reeleito de Passo Fundo, à Câmara dos Deputados.

Atropelo

Cresce o número de deputados que estão em pé de guerra com a Procuradoria Geral do Estado em função do pagamento autoconcedido dos honorários de sucumbência. O grupo quer derrubar o benefício e adotou frase famosa do jornalista norte-americano Henry Mencken: “Todo problema complexo tem uma solução simples, fácil e errada.”

Competência

O auditor fiscal da Receita Estadual Álvaro Abi Fakredin assumiu como novo superintendente-geral da Assembleia Legislativa. No governo Sartori, foi secretário-adjunto da Fazenda.

Primeira aparição

O MDB gaúcho consulta a agenda do presidente do diretório nacional, deputado federal Baleia Rossi, e quer trazê-lo a Porto Alegre antes do final do ano.

O apelido Baleia foi dado na adolescência para ironizar. Ele era muito magro. Depois, a avó aconselhou que continuasse usando, “por se tratar de um mamífero muito inteligente”.

Não para

Vinte e sete anos após ter deixado a Presidência da República, Fernando Collor de Mello continua no cenário, aplicando das suas e enchendo a paciência. Agora, a Polícia Federal investiga a participação em lavagem de dinheiro.

Situação difícil

Após trégua de dois dias, recomeçou a greve em Pelotas. Os servidores municipais rejeitam a proposta da Prefeitura que pretende ressarcir, só no futuro, juros de empréstimos pessoais que fazem para cobrir salários não depositados. O Executivo alega que não tem 800 mil reais cobrados pelos bancos entre setembro e novembro. Não receber e ainda ter de pagar adicional é de entrar em almanaque.

Alerta aos criminosos

Normas sobre produção de leite e política de preços será tema de seminário, terça-feira, às 10 horas, no Palácio Farroupilha. Iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Após repetidos crimes contra a saúde pública, descobertos pelo Ministério Público do Estado, o controle deve ser redobrado.

Fim da longa jornada

Governistas apostam que a reforma da Previdência será aprovada até quarta-feira. A oposição terá tempo nas sessões de segunda e terça-feira para os ataques finais.

O projeto foi entregue pelo Executivo a 20 de fevereiro deste ano.

Mordida forte

Muitos do que foram às compras ontem para presentear no Dia da Criança pagaram, sem saber, impostos altos: patins, skates ou patinetes (52,78 por cento), bicicletas (45,93 por cento), celulares (39,80 por cento e tênis nacional (44 por cento). Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

Infames

A palavra sociocharlatanice ainda não está incorporada aos dicionários, mas já tem uso corrente. Aplica-se a políticos caudilhos espalhados pelo mundo, dotados de superpoderes. Protegem e castigam, segundo seus nem sempre compreensíveis desígnios. O povo obedece, beija-lhes as mãos, mesmo quando punido.

Mudança temporária

Até que se aprume, a sigla PSL identifica Partido Só de Litígios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Desfazendo castelos no ar
Reação natural
https://www.osul.com.br/correndo-atras/ Correndo atrás 2019-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar