Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2015
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, confirmou o pagamento da primeira parcela do adiantamento do 13º salário dos aposentados no mês que vem.
Aposentados devem receber 25% do adiantamento do 13º salário em setembro e outros 25% em outubro. Os 50% restantes virão em dezembro, como ocorre tradicionalmente.
Levy justificou o parcelamento ao afirmar que as despesas estão sendo administradas com “muito cuidado”, porque as receitas têm sido afetadas por “vários fatores”. “Mas o problema já está equacionado, até por conta da evolução de algumas ações que devem trazer resultados no quarto trimestre. Vamos pagar a primeira parcela agora em setembro”, afirmou.
Na sexta-feira (21), a reportagem apurou que a antecipação da parcela do 13º seria possível graças à receita extra que o governo terá com a aprovação, nesta semana, do projeto de reoneração da folha de pagamento e de recursos adicionais que virão de algumas das concessões públicas. Os cálculos foram feitos pelo Tesouro.
A Fazenda havia suspendido o adiantamento do benefício, há nove anos pago entre o final de agosto e início de setembro, por falta de recursos em caixa. O objetivo da equipe de Levy era pagar a conta somente em dezembro, quando o 13º salário é pago. O problema é que a antecipação de 50% do benefício ocorria há nove anos, apesar de não ser obrigatória.
A decisão de postergar o pagamento gerou polêmica, e o Executivo foi obrigado a rever sua posição. (Isabel Versiani/Folhapress)