Sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Lula está sujeito a outros 106 anos de cadeia

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Além de ter sido condenado duas vezes por corrupção e duas vezes por lavagem de dinheiro nos casos do tríplex e do sítio de Atibaia, que já renderam penas de 26 anos de cadeia, o petista Lula ainda é réu em outras sete ações judiciais. No total são duas acusações de tráfico de influência, duas de organização criminosa (formação de quadrilha), três acusações de corrupção passiva e quatro de lavagem de dinheiro. Somadas, penas desses crimes variam entre 28 e 106 anos de cadeia.

Tem mais
Lula também foi denunciado pelo MP em outro processo, por obstrução de Justiça. Se for condenado pega mais 3 a 8 anos de prisão.

Quatro ações
Lula é réu no caso da grana do BNDES a Angola, na ação do terreno do Instituto Lula, na ação da compra dos caças e do quadrilhão do PT.

Outras três
Lula é réu por venda de medida provisória a montadoras, na ação da propina de Guiné Equatorial e no processo de propina da Odebrecht.

Operações da PF
O petista é réu em quatro ações da Lava Jato, em dois processos da operação Zelotes e em uma ação da operação Janus, todas da PF.

Salles admite acidente como causa da poluição
O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) afirmou que acidente em uma malsucedida operação “ship to ship”, quando um navio transfere petróleo para outro, por meio de dutos, é a principal hipótese do governo, neste momento, para o despejo de petróleo venezuelano que emporcalhou o litoral brasileiro. Mas, “até por cautela”, segundo ele, não se pode descartar qualquer hipótese, inclusive ecoterrorismo.

Pinta de culpado
Na hipótese de ecoterrorismo, avaliada nos meios militares, o ditador venezuelano Nicolás Maduro teria ciência prévia do ataque. No mínimo.

Ditador falante silenciou
A omissão de Maduro na tragédia ambiental, apesar de provada a origem venezuelana do óleo, reforça as suspeitas de sua participação.

Foco do ambiente
Ricardo Salles prefere não teorizar sobre isso. Diz que o papel do seu ministério é outro, técnico, buscando recuperar as áreas atingidas.

Linchamento covarde
A mídia amestrada trombeteia a suposta inocência do quarteto preso sob a acusação de atear fogo na floresta e promove o linchamento do delegado responsável pelo caso, cujos colegas têm na mais alta conta de seriedade. Escondem que tudo foi autorizado por dois juízes.

ONG da conveniência
A Anistia Internacional, que sempre dá palpites em casos de morte de bandidos e sequestradores pela polícia do Brasil, mantém silêncio conveniente sobre morte do terrorista que atacou pessoas em Londres.

Lição na velharada
O “Senado Jovem”, programa com jovens de 27 estados, deu aula aos velhos: aprovou proposta para destinar a alunos de escolas públicas as milhas de passagens aéreas usufruídas por marajás do funcionalismo.

Falta do que fazer
A Comissão de Fiscalização do Senado analisará projeto de Zequinha Marinho (PSC-PA) e Lídice da Mata (PSB-BA) que ignora o mercado e impõe “percentual mínimo de cacau” maior em chocolates.

Nome artístico
No Senado, a ordem aos assessores é usar apenas “Davi” ao se referirem ao presidente da Casa, o Alcolumbre (DEM-AP). A inutilidade lembra o “Geraldo” da fracassada campanha presidencial de 2006.

Ex-detento contra a PF
Senador e ex-presidiário condenado a quatro anos e seis meses, Acir Gurgacz (PDT-RO) reclamou no Senado da… Polícia Federal. É que a Operação Ciranda, que investiga desvios no programa de transporte escolar em Porto Velho, paralisou o transporte de crianças por ônibus.

Prognóstico desanimador
A FGV e magistrados lançam nesta segunda Estudo Sobre o Judiciário Brasileiro, resultado de um ano e meio de avaliação da percepção de brasileiros sobre a atuação do Judiciário. A perspectiva não anima.

Reciclagem confusa
Coleta seletiva e reciclagem ainda são um bicho de sete cabeças para 46% dos brasileiros, segundo pesquisa Ipsos. A maior carência é de informações sobre o que pode ser reciclado e os procedimentos.

Pensando bem…
… o presidente do Senado viajou para Orlando, lar da Disney, em plena Black Friday, deixando o contribuinte brasileiro com cara de Pateta.

PODER SEM PUDOR

Mulher de César
Ildo Meneghetti disputava o governo do Rio Grande do Sul pela Frente Democrática, contra os trabalhistas. O mote de sua campanha era a honestidade. “Ele tem as virtudes da mulher de César”, diziam seus adeptos. O vereador trabalhista Temperani Pereira provocou: “Cuidado com esse negócio de mulher de César; Messalina foi uma delas e teve 156 amantes…”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Casa Civil sequer ajuda na articulação política
Fazer acontecer
https://www.osul.com.br/lula-esta-sujeito-a-outros-106-anos-de-cadeia/ Lula está sujeito a outros 106 anos de cadeia 2019-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar