Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2019
Com a vitória de ponta a ponta no GP de Abu Dhabi, Lewis Hamilton igualou mais um recorde de Ayrton Senna na Fórmula 1. O dominante triunfo em Yas Marina foi o 19º conquistado pelo piloto britânico da Mercedes sem que nenhum de seus oponentes liderasse a prova, apenas ele.
Assim, o hexacampeão da categoria máxima do automobilismo mundial iguala o número da lenda brasileira, que também venceu de ponta a ponta em 19 ocasiões no campeonato de elite do esporte a motor.
O triunfo em Abu Dhabi também marcou o sexto Grand Chelem (quando o piloto faz a pole, a volta mais rápida, lidera todas as voltas e vence a corrida) do britânico. O líder da estatística é o mítico Jim Clark, que alcançou a proeza em oito oportunidades.
A vitória de Hamilton nos Emirados Árabes Unidos também foi sua 50ª após largar da pole position. O segundo colocado do ‘ranking’ é o alemão Michael Schumacher, que venceu 40 vezes após largar da posição de honra do grid da F1.
Marcas superadas
O britânico vem, pouco a pouco, superando os números de Schumacher e de seu grande ídolo, Senna. Desde que se juntou à Mercedes, Hamilton já bateu pelo menos três grandes marcas do brasileiro: O número de títulos, pois Senna foi tricampeão e o britânico já acumula seis. Número de vitórias, são 41 do brasileiro, contra 84 do hexacampeão e o número de poles, estatística na qual Senna foi o ‘rei’ por muitos anos, com 65, antes ser de ser superado, primeiro por Schumacher e depois por Hamilton, que também é o atual recordista, com 88.
Hamilton x Schumacher