Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2019
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra os índices de aprovação de ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro. Pelo levantamento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, continua com a aprovação (soma dos entrevistados que o avaliam como “ótimo” ou “bom”) maior que a de Bolsonaro.
O instituto indica que Moro é conhecido por 93% dos entrevistados, a taxa mais alta entre os ministros. E, dentre os que afirmam conhecê-lo, Moro foi avaliado como ótimo ou bom por 53%, como regular por 23%, e como ruim ou péssimo por 21%; 3% não responderam.
A pesquisa foi feita na última quinta (5) e sexta-feira (6) e, no domingo (8), o jornal já havia divulgado a avaliação de Bolsonaro: 30% consideram o governo do presidente ótimo ou bom; 32%, regular; e 36%, ruim ou péssimo; 1% não responderam.
Na pesquisa, os entrevistados eram perguntados se conheciam os nomes de alguns ministros do governo Bolsonaro que seriam citados, mesmo que fosse só de ouvir falar. Em seguida, eram questionados como avaliam o desempenho deles, com base em tudo o que sabiam ou tinham ouvido dizer.
O segundo ministro mais conhecido, com 80%, é Paulo Guedes (Economia). Mas o segundo ministro mais bem avaliado agora é Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), com 43%. Na pesquisa anterior, feita em agosto, era Guedes.
Aprovação de ministros
Taxa de ótimo e bom, em porcentagem, levando em conta quem diz conhecer o ministro.
Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública): 53%; Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos): 43%; Paulo Guedes (Economia): 39%; Abraham Weintraub (Educação): 34%; Ernesto Araújo (Relações Exteriores): 33%; Tarcísio Freitas (Infraestrutura): 31%; e Ricardo Salles (Meio Ambiente): 27%.
Ministros mais conhecidos
Quem diz conhecer o ministro, em porcentagem em relação ao total de entrevistados:
Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública): 93%; Paulo Guedes (Economia): 80%; Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos): 55%; Ricardo Salles (Meio Ambiente): 51%; Tarcísio Freitas (Infraestrutura): 38%; Ernesto Araújo (Relações Exteriores): 37%; e Abraham Weintraub (Educação): 32%.
Desconfiança
A maior parte dos brasileiros afirma desconfiar das declarações do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa do Datafolha.
Apenas 19% dos entrevistados no levantamento feito na última quinta-feira e na sexta, declararam confiar sempre no presidente, enquanto 80% desconfiam e 43% nunca confiam nas falas de Bolsonaro.
Feita em 176 municípios de todo o Brasil, a pesquisa teve entrevistas com 2.948 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%.
No mesmo levantamento, também foi avaliada a opinião do público sobre o comportamento de Bolsonaro. Para 28% das pessoas, ele não se comporta como um presidente deveria. E outros 28% disseram que ele se comporta de acordo com seu cargo na maioria das vezes.
As atitudes do presidente são sempre adequadas para 14% dos entrevistados.