Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba por que sentimos sono depois de comer

Compartilhe esta notícia:

O sono pós-almoço pode ser muito incômodo para quem trabalha fora (Foto: Reprodução)

É muito comum sentir sono logo após uma grande refeição como almoço ou jantar, certo? Mas você já se perguntou por que isso acontece? Esse processo, que é natural e supercomum, acontece com todo mundo! Entenda por que sentimos sono depois de comer e confira uma dica para ajudar a combater o cansaço pós-refeição.

Entenda o que acontece

Quando nos alimentamos, principalmente na hora das grandes refeições como almoço e jantar, nosso corpo automaticamente se prepara para fazer a digestão. Nesse processo, o fluxo sanguíneo corporal migra para o estômago e intestino, a fim de possibilitar que os processos químicos da digestão sejam concluídos. Dessa forma, nosso cérebro recebe menos sangue e menos oxigênio, o que diminui sua atenção e nos deixa menos alertas, ou seja, sonolentos. Conforme o processo de digestão vai sendo concluído, nos sentimos saciados e essa sensação nos deixa com sono.

É possível evitar?

O sono pós-almoço pode ser muito incômodo para quem trabalha fora, pois atrapalha o desempenho. Entretanto, esse processo é natural ao corpo. Porém, existe uma dica: consuma menos carboidratos durante o almoço! Como os carboidratos são transformados em açúcar, a digestão é mais lenta e demorada, o que nos faz sentir mais cansados; invista em um almoço rico em proteínas e vegetais, que são de fácil absorção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Começa a adesão ao Regime Optativo de Tributação no RS
Bolsonaro diz que ataque dos Estados Unidos no Iraque vai impactar o preço dos combustíveis no Brasil
https://www.osul.com.br/saiba-por-que-sentimos-sono-depois-de-comer/ Saiba por que sentimos sono depois de comer 2020-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar