Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de janeiro de 2020
Por meio das redes sociais, na quarta-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro prestou solidariedade ao dono das Lojas Havan, Luciano Hang. No último dia 31, uma das Estátuas da Liberdade, símbolo da rede, instalada diante de uma unidade de São Carlos (SP) pegou fogo.
“Ao empreendedor Luciano Hang, a nossa solidariedade”, escreveu Bolsonaro, que postou ainda uma foto usando a camisa do time Cascavel FC, que recebeu recentemente o patrocínio da Havan.
Terrorismo
O incêndio da estátua está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública. Na terça-feira (31), após o incêndio na estátua, Hang se pronunciou pelo Twitter e chamou o incidente de “terrorismo” e “ataque à democracia”.
“Fomos vítimas de terrorismo, isso mesmo. Tocaram fogo na nossa Estátua da Liberdade, querem nos calar. Eles não têm propostas, não têm argumentos e aí partem para a ignorância, para o ataque físico, para colocar fogo na propriedade privada. Você já conhece quem faz esse tipo de coisa”, afirmou em um vídeo.
O empresário é conhecido por apoiar Bolsonaro desde a campanha eleitoral e participou, no ano passado, de uma das transmissões ao vivo feitas semanalmente pelo presidente no Facebook.
Criminoso
A Polícia Civil de São Carlos (SP) confirmou que o incêndio que destruiu a estátua da loja Havan, ocorrido na terça-feira (31) foi criminoso. Um carro que parou na loja de departamentos durante a madrugada do crime é investigado e ainda ninguém foi preso.
De acordo com informações passadas pelo 1º Distrito Policial nesta quinta-feira (2), o delegado responsável pelo caso analisa imagens das câmeras de segurança que mostram dois carros próximos à estátua, às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310).
Um deles já foi checado e descartado por se tratar de um veículo com problemas mecânicos. O outro ainda é alvo de investigação e as informações sobre ele não foram divulgadas. A polícia também não deu detalhes do que causou as chamas.
O delegado ainda irá ouvir o vigilante da empresa de segurança que esteve no local durante a madrugada do crime. Até a publicação desta reportagem, não foram divulgados nomes de suspeitos.
A estátua da Havan de São Carlos era feita de acrílico e ficou totalmente destruída após pegar fogo, segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 5h e demoraram 20 minutos para serem controladas por duas equipes. Ninguém ficou ferido.
Em nota ao portal G1, a assessoria de imprensa da Havan informou que a estátua não possuía iluminação.