Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de janeiro de 2020
Considerada a terceira maior empresa do setor no Brasil, a Azul Linhas Aéreas vai ampliar a sua oferta de voos internacionais. A partir do dia 21 de fevereiro, a cada semana a companhia terá quatro aeronaves partindo de Recife (PE) para Buenos Aires, na Argentina. Já em julho, serão disponibilizados voos de Recife para Montevidéu, no Uruguai, com frequência semanal.
Em dezembro passado, a Azul obteve autorização das agências reguladoras do Brasil e da Argentina para operar 36 voos semanais entre os dois países. Até então, a empresa operava 34 voos por semana para a Argentina.
Nesta semana, as ações da Azul ficaram entre as maiores altas do Ibovespa, após a companhia divulgar aumento de 27,2% no tráfego de passageiros em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2018. A oferta aumentou 26,5% e a taxa de ocupação ficou em 83,5%, com alta de 0,5 ponto percentual. As ações subiram 3,31%, para R$ 56,82. Já os papeis da Gol tiveram alta de 0,58%, passando a R$ 34,45.
Acessibilidade
No dia 4, a Azul lançou ferramenta de acessibilidade para deficientes auditivos em seu site, que realiza tradução simultânea do Português para a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Intitulada de “Hugo”, um simpático intérprete em 3D, a ferramenta foi criada em parceria com a Hand Talk.
O objetivo é facilitar a navegação de pessoas com deficiência auditiva no site da companhia aérea e permitir que esse público tenha a mesma experiência digital que os demais clientes. A página principal do site da empresa tem um ícone no formato de uma mão que, quando clicado, ativa a janela de acessibilidade. A partir disso, o intérprete virtual fará a tradução dos textos e vídeos para Libras.
Para divulgar a novidade, a agência Isobar desenvolveu a campanha #AzulEmLibras, que convida a comunidade surda do Brasil a compartilhar com o público das redes sociais as gírias faladas em várias regiões do país.
Mais especificamente, a ideia é gravar um vídeo no Instagram e, através da hashtag #AzulEmLibras, contar para os seguidores de que maneira é expressar o nome da companhia área (“Azul Linhas Aéreas”) entre a comunidade surda, de diferentes localidades. O convite é feito por dois grandes influenciadores da comunidade surda: Visurdo e É Libras.
Depois que os influenciadores Visurdo e É Libras receberem todos os vídeos, escolherão de que maneira o “Hugo” expressará o nome “Azul Linhas Aéreas” em Libras. O sinal escolhido pelos influenciadores será revelado em um novo vídeo, ao final da ação.
“Hoje, os deficientes auditivos se referem à Azul de várias formas. Com essa iniciativa, queremos criar uma identidade única. Será esse o sinal que o Hugo e toda a comunidade utilizará para fazer referência a Azul”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.
Já para Jorge Lervolino, diretor-executivo de criação da Isobar, a ação que a agência criou pretende “ressaltar que a comunidade surda tem sua própria cultura, que é rica, diversa e motivo de orgulho”.