Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de janeiro de 2020
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue
Foto: Agência BrasilTodos os Estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Espírito Santo e Rio de Janeiro poderão ter um surto de dengue a partir de março, alertou o Ministério da Saúde.
“A dengue é uma doença sazonal, e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove Estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, afirmou o porta-voz do ministério, Roberto Said.
O Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue no ano passado, com 782 mortes, segundo dados da pasta, um aumento de 488% em relação a 2018, um ano considerado atípico pelo ministério.
Segundo Said, 2017 e 2018 foram períodos com poucos casos de dengue quando comparados a 2015 e 2016. “Isso aconteceu porque circulou, em todos esses anos, o mesmo sorotipo do vírus da dengue. E quando uma pessoa é infectada pela dengue, ela estará imune àquele determinado sorotipo para sempre, mas não aos outros sorotipos da doença”, disse.
A dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus (1, 2, 3 e 4), todos em circulação no Brasil. A intensidade de circulação desses sorotipos se alterna pelo País de tempos em tempos. Os surtos de dengue costumam ocorrer, segundo Said, quando há mudança na circulação do tipo de vírus.