Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de janeiro de 2020
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis (c), fez o relato durante coletiva.
Foto: Divulgação/MSO Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (30) que há nove pessoas com suspeita de estarem infectadas por coronavírus no Brasil. Apesar de o número de casos ter se mantido igual ao divulgado na quarta-feira (29), há quatro novos casos considerados suspeitos e outros quatro foram descartados. Os quatro novos casos suspeitos foram registrados no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. O caso do Rio Grande do Sul já havia sido notificado e chegou a ser excluído. No entanto, voltou a ser considerado suspeito após o paciente apresentar outros sintomas. Os dados foram fechados pela pasta às 12h desta quinta.
Até o momento, 43 casos foram notificados pelo Brasil. Destes, 28 já foram excluídos. Até o fechamento do balanço, os casos estavam distribuídos em: (1) Minas Gerais, (1) Rio de Janeiro, (3) São Paulo, (2) Rio Grande do Sul, (1) Paraná, (1) Ceará.
#LIVE Ministério da Saúde atualiza situação sobre o novo coronavírus
#AoVivo – Ministério da Saúde atualiza situação sobre o novo coronavírus#Coronavírus #Novocoronavírus
Publicado por Ministério da Saúde em Quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
OMS
Na tarde desta quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência global em saúde com relação ao coronavírus.
Histórico
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.
A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS (Organização Mundial de Saúde) na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.