Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2015
Tom Brady foi um dos homens por trás da artimanha das bolas murchas em um jogo entre sua equipe, o New England Patriots, e o Indianapolis Colts na NFL (National Football League), a liga de futebol americano. O marido da supermodelo Gisele Bündchen, quarterback do time campeão do SuperBowl de 2015, foi suspenso por quatro jogos. E o Patriots foi multado em 1 milhão de dólares (cerca de 3 milhões de reais), além de ficar com duas escolhas a menos no próximo “draft”, como é conhecido o processo de seleção de jogadores. O anúncio das punições foi feito nessa segunda-feira pela NFL.
A punição a Brady ocorreu após investigação conduzida pela NFL apontar seu envolvimento no episódio como “mais provável do que o contrário”. A manobra de esvaziamento das bolas de jogo tinha como objetivo facilitar a recepção dos passes que seriam executados pelo quarterback Tom Brady.
O documento final da investigação, que tem mais de 200 páginas, foi conduzido pelo criminalista Ted Wells e divulgado na semana passada. As bolas mais vazias ajudam em dois momentos: tanto nos lançamentos feitos pelo quarterback – principal jogador de ataque –, quanto nas recepções do jogador.
Irregularidade
A irregularidade aconteceu em um jogo do New England Patriots contra o Indianapolis Colts no dia 18 de janeiro, válido pela final da Conferência Americana. Antes da partida, vencida pelos Patriots por 45 a 7, o assistente de vestiário Jim McNally e o auxiliar de equipamento John Jastremski esvaziaram as bolas sem autorização do árbitro. McNally se justificaria mais tarde dizendo que Brady preferia o material com a mínima quantidade de ar possível, dentro das regras da NFL, embora os jogadores dos Colts tenham suspeitado que as bolas estivessem mais vazias do que o permitido.
A desconfiança aumentou após uma interceptação do próprio Brady no segundo tempo. No intervalo, os árbitros constataram que 11 das 12 bolas estavam abaixo da medição permitida. Com o tempo chuvoso naquela ocasião, o esvaziamento das bolas facilitou sua recepção por parte dos jogadores.
Gancho
O quarterback Tom Brady poderá participar da pré-temporada do New England Patriots, mas terá que cumprir o gancho nos quatro primeiros jogos da temporada 2015/2016 da NFL. As partidas deste período começarão no dia 10 de setembro. (AG e Folhapress)