Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Saiba quais são os países com fronteiras fechadas ou restritas por causa do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Medidas foram anunciadas para evitar aumento de casos de coronavírus. (Foto: Reprodução)

O crescimento exponencial do número de pessoas infectadas pela Covid-19 fez com que países dos continentes americano, europeu e asiático anunciassem o fechamento de fronteiras ou restrição ao acesso de turistas para conter a propagação do coronavírus. Nesta semana, a União Europeia (UE) anunciou que proibirá a entrada de pessoas no espaço Schengen por 30 dias.

A zona Schengen é formada por 22 dos 27 países membros da União Europeia, além da Islândia, Noruega, Suíça e Lichtenstein. Reino Unido e Irlanda não fazem parte. No domingo (15), os governos português e espanhol anunciaram que as fronteiras entre os países seriam fechadas ao lazer e ao turismo a partir de terça (17).

Os Estados Unidos já haviam suspendido na semana passada as viagens de países da Europa ao país por um período de 30 dias. E nesta quarta-feira (18) anunciou o fechamento da fronteira com o Canadá. Os dois países concordaram com a ação.

Na América do Sul, Chile, Argentina,  Colômbia, Paraguai e Uruguai também decretaram fechamento total ou parcial das fronteiras. A Venezuela declarou-se em “estado de alarme”.

Além do fechamento das fronteiras, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou a suspensão das aulas em todo o sistema educacional, ambos até 31 de março.

O Brasil fechou, temporariamente, a fronteira com a Venezuela, e o ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que governo federal avalia a possibilidade de fechar, temporariamente, as fronteiras com outros países para evitar a propagação do novo coronavírus no País.

Na manhã desta quarta o presidente Jair Bolsonaro participou, por videoconferência, de reunião com demais presidentes do Mercosul.

Até o momento, o país só restringiu a entrada de venezuelanos. De acordo com o ministro, a medida foi para evitar a propagação da doença no Brasil e para não sobrecarregar o sistema de saúde brasileiro. “O país não teria condições de absorver a demanda vinda da Venezuela”.

O ministro também anunciou que serão tomadas medidas em relação aos presídios. O governo federal irá fornecer insumos para prevenção da disseminação da doença entre os presos. O governo federal também recomendou aos Estados que as visitas sejam totalmente ou parcialmente restringidas.

Moro também garantiu que o governo está preocupado com o policiamento, para garantir que a segurança da população. “Nossa avaliação é que a segurança não pode parar, já que os criminosos não reduzem suas atividades por conta da epidemia”, afirmou.

A Rússia também fechou os limites terrestres com Polônia e Noruega, depois de adotar a mesma medida na fronteira com a China há algumas semanas.

“Quanto menos viagens, mais poderemos conter o vírus. Portanto proponho aos chefes de Estado e de governo que introduzam restrições temporárias a viagens não essenciais à União Europeia”,  disse a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Isolamento

A Espanha, cerca de 8 mil casos e 300 mortes, agora tem o maior número de casos na Europa depois da Itália. O governo ordenou que estudantes de medicina, hospitais privados e fábricas produzissem equipamentos médicos para ajudar a aumentar os recursos do sistema público de saúde.

Na França, o número de casos já passou de 5.400, e foram registradas 127 mortes. Jérôme Salomon, principal autoridade do Ministério da Saúde do país, disse nesta segunda-feira que a situação “está se deteriorando muito rapidamente”. Cerca de 300 a 400 pessoas infectadas com o vírus no país estão em estado crítico, segundo ele, e cerca de metade desses pacientes tem menos de 65 anos.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, por sua vez, determinou  o fechamento de parques e jardins contra a disseminação da doença. Segundo a mandatária, a população tem ignorado as recomendações de isolamento.

A Alemanha decidiu fechar lojas, bares, clubes, teatros, museus e igrejas, a fim de retardar a propagação do coronavírus. O governo federal informou que a medida foi definida em concordância com os Estados.

A Austrália ordenou que estrangeiros que chegarem ao país deverão ficar isolados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Uma tentativa de sequestro terminou com empresário libertado e três criminosos mortos pela Brigada Militar
O fechamento de fronteiras na Europa afetará a transferência de crianças refugiadas
https://www.osul.com.br/saiba-quais-sao-os-paises-com-fronteiras-fechadas-ou-restritas-por-causa-do-coronavirus/ Saiba quais são os países com fronteiras fechadas ou restritas por causa do coronavírus 2020-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar