Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Espanha registrou 514 mortes por coronavírus em 24 horas

Compartilhe esta notícia:

No primeiro dia do desconfinamento na Espanha, um dos países mais afetados com 26.744 mortes, os riscos ainda persistem. (Foto: Reprodução)

A Covid-19 fez mais 514 vítimas na Espanha nas últimas 24 horas, um recorde desde a chegada do novo coronavírus ao país, que cada vez mais segue o caminho já trilhado pela Itália, epicentro da pandemia na Europa.

Os dados divulgados nesta terça-feira (24) confirmam o alerta feito no fim de semana pelo primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, de que o pior ainda estaria por vir. Agora, são 2.696 mortes causadas pela Covid-19 na Espanha. O número de casos confirmados passou de 33.089 para 39.673.

Segundo o Ministério da Saúde, 2.636 pacientes continuam em unidades de tratamento intensivo e mais de 5,4 mil profissionais de saúde foram infectados pelo vírus, o que representa quase 14% do total. Por outro lado, 3.800 pessoas receberam alta.

Em entrevista coletiva, o chefe do Estado-Maior da Guarda Civil, José Manuel Santiago, afirmou que os espanhóis estão cumprindo a quarentena decretada pelo governo. Na segunda-feira (23), 19 pessoas foram presas. No entanto, ele vê as detenções como “condutas isoladas”.

Pista de gelo

A pista de patinação no gelo de um centro comercial de Madri está funcionando como necrotério desde a segunda para armazenar corpos de pessoas mortas devido ao coronavírus, disseram autoridades da região.

“Começaram os trabalhos para permitir que as instalações cedidas no Palácio de Gelo sejam preparadas para receber corpos e, assim, facilitar o trabalho dos serviços funerários nessa situação excepcional”, informou o governo regional de Madri.

Esta é “uma medida temporária e extraordinária que visa fundamentalmente mitigar a dor das famílias das vítimas e a situação registrada nos hospitais de Madri”, acrescentou.

A prefeitura de Madri indicou que a companhia funerária municipal já não era mais capaz de receber cadáveres porque não possuía equipamento de proteção para seu pessoal.

A pista de patinação está localizada perto do Ifema, um centro de convenções transformado em hospital de campanha com 1.500 leitos e que pode receber 5.500 pessoas.

Idosos abandonados

Militares espanhóis encontraram idosos abandonados, inclusive alguns mortos em suas camas, em casas de repouso afetadas pela pandemia do novo coronavírus, segundo a ministra da Defesa, Margarita Robles.

“Vamos ser implacáveis e firmes em relação ao tratamento que se tem tido com os idosos nesses espaços. Em algumas visitas, o Exército viu idosos absolutamente abandonados, quando não mortos em suas camas”, disse ao canal de TV espanhol Telecinco.

O Exército tem se encarregado de intervir e desinfetar lares de idosos, depois que dezenas de mortes ocorrerem nesses estabelecimentos, principalmente nas regiões de Madri e Castilla-La Mancha, no centro do país.

Diante das “situações extremas e más condições de salubridade” de alguns lares de idosos e a verificação de “moradores falecidos”, o Ministério Público anunciou que abriria uma “investigação com objetivo de determinar a gravidade dos atos e suas possível relevância penal”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Por causa da pandemia de coronavírus, Cuba proíbe os moradores de deixarem o país e isola os turistas
A província chinesa onde surgiu o coronavírus anunciou o fim do confinamento para os seus moradores
https://www.osul.com.br/a-espanha-registrou-514-mortes-por-coronavirus-em-24-horas/ A Espanha registrou 514 mortes por coronavírus em 24 horas 2020-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar