Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2020
Também foi feita a alteração dos municípios de residência de alguns casos, verificados após investigação epidemiológica.
Foto: Divulgação HSVPNesta segunda-feira (13), a confirmação de mais duas mortes por coronavírus em Porto Alegre elevou para 18 o número de casos fatais da doença no Rio Grande do Sul. Ambos os óbitos tiveram idosos como vítimas, mantendo um padrão que predomina no ranking de perdas humanas por Covid-19 no Estado, que tem a capital gaúcha no topo da lista, com oito ocorrências.
O primeiro registro ao longo do dia diz respeito a uma idosa de 87 anos e que sofria de doenças crônicas. Ela estava na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Ernesto Dornelles desde o dia 29 de março. A coleta para o exame foi feita na mesma data com resultado positivo pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) e acabou falecendo na noite do último domingo.
Já a segunda morte, notificada à noite, foi a de um idoso de 71 anos que estava na UTI do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre). Segundo informações oficiais, ele era diabético e havia sido internado em 20 de março, cinco dias depois de apresentar sintomas iniciais, quando retornava de uma viagem ao Rio de Janeiro.
O mais recente boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual da Saúde) aponta um total de 685 diagnósticos positivos da doença em 87 municípios em pouco mais de um mês – a estatística inclui os casos confirmados de cura (quando não há mais sintomas após 14 dias). Porto Alegre lidera com folga a lista, com 315 indivíduos, seguida por Caxias do Sul (33), Bagé (27), Novo Hamburgo (26), Passo Fundo (19), Lajeado (18), São Leopoldo (16), Gravataí (13), Canoas (12) e Bento Gonçalves (11).
Óbitos anteriores
– 24 de março: Idosa de 91 anos, internada no Hospital Moinhos de Vento. Ela teve contato com indivíduo infectado.
– 26 de março: Idoso de 88 anos, de Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento. Histórico de doenças pulmonares, diabetes e hipertensão, além de viagem recente para Florianópolis (SC).
– 28 de março: Idoso de 60 anos, morador de Ivoti. Ele estava internado em Novo Hamburgo e viagem recente ao Oriente Médio.
– 28 de março: Idosa de 84 anos, moradora de Novo Hamburgo, internada no Hospital Regina com febre, tosse, dificuldade respiratória, fraqueza e dificuldade para engolir. Ela tinha um histórico de diabetes e outras doenças crônicas, mas não saía de casa e só tinha contato com familiares.
– 2 de abril: Idosa de 92 anos, de Porto Alegre, internada no Hospital de Clínicas em Porto Alegre. Histórico de asma, doenças cardiovascular e neurológica.
– 1º de abril: Homem de 59 anos, de Porto Alegre, sem histórico de doenças graves e com registro de viagem em cruzeiro pela costa brasileira. O óbito no Hospital Mãe de Deus.
– 4 de abril: Idosa de 73 anos, moradora de Novo Hamburgo. Ela estava internada no Hospital Municipal com quadro de febre, dispneia e desconforto respiratório.
– 6 de abril: Idosa de 90 anos, moradora de Porto Alegre. Ela estava internada no Hospital Mãe de Deus e sofria de doenças crônicas pré-existentes.
– 7 de abril: Mulher de 44 anos, moradora de Alvorada e que trabalhava em Porto Alegre como técnica de enfermagem no GHC (Grupo Hospitalar Conceição), onde estava internada. Ela apresentava obesidade e histórico de doença respiratória.
– 8 de abril: Idoso de 81 anos, morador de Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital de Clínicas. Além de apresentar doenças pré-existentes, ele havia retornado de uma viagem à Espanha, com escala na Itália.
– 8 de abril: Homem de 53 anos, residente em Marau (Região Norte), onde foi atendido e transferido para Passo Fundo. Histórico de insuficiência cardíaca.
– 9 de abril: Idoso de 66 anos, morador do bairro Vicentina, em São Leopoldo. Ele era diabético, fazia uso de insulina e havia sido internado no Hospital Centenário, depois no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
– 9 de abril: Idoso de 89 anos, morador de Passo Fundo. Ele apresentava doenças crônicas (respiratória e neurológica).
– 9 de abril: Idosa de 61 anos, moradora de Passo Fundo. Ela sofria de tinha diabetes e hipertensão.
– 10 de abril: Idoso de 78 anos, residente em Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre).
– 11 de abril: Idosa de 77 anos, moradora de Encruzilhada do Sul. Ela morreu em Santa Cruz do Sul.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul