Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Em crise, pequenas empresas têm dificuldade de acessar linhas de crédito

Compartilhe esta notícia:

BNDES, por exemplo, executou 16% do orçamento de resgate para empresários em dificuldade na crise do coronavírus

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Ajuste no Orçamento foi feito por meio do relatório de receitas e despesas do quarto bimestre, divulgado nesta quinta-feira. (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

Com produção e vendas paradas por conta da necessária quarentena para conter a pandemia do coronavírus, pequenas empresas têm enfrentado dificuldades para acessar linhas de crédito e evitar que as portas não voltem a abrir.

Governo e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciaram programas de crédito para pequenas empresas, incluindo capital de giro e para financiamento de folha de pagamentos – mas muita coisa não tem chegado às pequenas empresas.

Com isso, pequenos empresários, como Danny Braz, Humberto Gonçalves e Marcos Berredo, enfrentam a incerteza de saber como – e se – suas empresas vão sobreviver à pandemia.

Na ponta

Levantamento feito no final de abril pelo Simpi (Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo) mostrou que 87% das micro e pequenas indústrias não tiveram acesso à crédito e que 75% acreditam que as medidas anunciadas não estão chegando a seus negócios.

Outra pesquisa divulgada em abril pelo Sebrae apontou que a maioria (60%) dos donos pequenos negócios que já buscou crédito no sistema financeiro desde o início da crise do coronavírus teve o pedido negado.

O estudo mostrou também que ainda há bastante desconhecimento dos empresários a respeito das linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para evitar demissões. Do total de entrevistados, 29% afirmam não conhecer essas medidas e 57% apenas ouviram falar a respeito.

Linhas do BNDES

De todas as linhas anunciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ao longo da crise do novo coronavírus, apenas 16,7% chegaram aos empresários. Somadas, as quatro principais modalidades de empréstimo somam um orçamento de R$ 77 bilhões, mas R$ 12,9 bilhões foram dadas como executadas pelo banco.

O plano de resgate começou a ser anunciado no fim de março e os dados mais atualizados de saída dos recursos são de quinta-feira (14). Procurado, o BNDES não comentou.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Entre trocas de ministros, número de mortes por coronavírus avança 666% no País
Estados cobram Bolsonaro por sanção à pacote de ajuda financeira
https://www.osul.com.br/em-crise-pequenas-empresas-tem-dificuldade-de-acessar-linhas-de-credito/ Em crise, pequenas empresas têm dificuldade de acessar linhas de crédito 2020-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar