Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de maio de 2020
Delegado (foto) foi escolhido pelo novo diretor-geral, Rolando de Souza
Foto: ReproduçãoO delegado Tacio Muzzi Carvalho e Carneiro foi nomeado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União para assumir o cargo de superintendente regional de PF (Polícia Federal) no Rio de Janeiro. O delegado Muzzi foi escolhido pelo novo diretor-geral, Rolando de Souza.
A portaria com a nomeação é assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Issami Tokano. O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando de Souza, já tinha anunciado cinco trocas em superintendências da corporação nos estados desde que assumiu o cargo no último dia 4 de maio.
Souza foi escolhido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para comandar a PF após a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Tácio Muzzi irá substituir Carlos Henrique Oliveira. No último dia 5 de maio, Oliveira foi confirmado como o novo diretor-executivo da PF, o segundo cargo mais importante da corporação. Apesar de ter ido para a diretoria-executiva, Oliveira deixará de estar na linha de frente das investigações da PF. Na prática, não foi uma promoção.
O diretor-executivo cuida de questões administrativas da PF e de áreas como: imigração, estrangeiros, registro de armas, controle de produção de substâncias químicas, portos e aeroportos.
Superintendência do Rio em foco
A superintendência do Rio está no centro das acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, estaria tentando interferir politicamente na PF.
Tácio Muzzi está na PF desde 2003 e foi superintendente interino da PF no Rio durante cinco meses no ano passado. Também na PF, ele participou de várias investigações de combate à corrupção como a operação Gladiador, que prendeu o ex-chefe de Polícia Civil do Rio Álvaro Lins.
O delegado foi chefe da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, da Superintendência da PF no Rio, e também atuou no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (diretor adjunto) e foi diretor do Departamento Penitenciário Nacional.