Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump denuncia ações violentas de saqueadores e anarquistas nos Estador Unidos

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes protestam contra a morte de George Floyd.

Foto: Reprodução
Os protestos contra o assassinato de George Floyd entram em seu 11º dia. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou o teor violento das manifestações ininterruptas na cidade de Minneapolis, em protesto contra a morte de George Floyd, um afro-americano que estava sob custódia policial. Trump chamou os manifestantes de “saqueadores e anarquistas”.

“A morte de George Floyd nas ruas de Minneapolis é uma grave tragédia”, disse o presidente no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde participou da decolagem de astronautas americanos. Ele acrescentou que a memória de Floyd está sendo “desonrada pelos manifestantes, saqueadores e anarquistas” e pediu “reconciliação, não ódio, justiça, caos”.

Em Nova York, uma mulher foi presa após jogar uma bomba artesanal, conhecida como coquetel Molotov, dentro de um veículo policial ocupado por quatro policiais durante manifestação.

Desde a sexta-feira (29), as manifestações se tornaram mais violentas. Ao menos duas pessoas morreram – um jovem de 19 anos em Detroit e um policial na Califórnia. Comércios e prédios da administração pública foram incendiados em Minneapolis.

O governador do estado de Minnesota, Tim Walz, responsabilizou grupos organizados pela violência das manifestações. As autoridades locais também anunciaram que irão mobilizar a Guarda Nacional para intervir nos atos.

Os protestos contra a brutalidade policial se espalharam pelos Estados Unidos depois que Floyd, um homem negro, foi morto pela polícia na segunda-feira passada, quando foi detido em Minneapolis. De acordo com imagens gravadas por testemunhas, o policial Derek Chauvin asfixiou Floyd até a morte no chão da rua ao se manter ajoelhado sobre o pescoço da vítima por diversos minutos. O policial está preso.

Entenda o caso

Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.

No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado.

O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Disney anuncia que parques na Flórida serão reabertos em julho
Protestos nos Estados Unidos pela morte de um negro por policial branco voltam a registrar tumultos e confrontos com forças de segurança
https://www.osul.com.br/donald-trump-denuncia-acoes-violentas-de-saqueadores-e-anarquistas-nos-estador-unidos/ Donald Trump denuncia ações violentas de saqueadores e anarquistas nos Estador Unidos 2020-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar