Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de junho de 2020
Alexandre de Moraes tomou posse nesta terça.
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes tomou posse nesta terça-feira (2) como membro efetivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Moraes cumprirá mandato de dois anos.
Moraes atua na Corte como ministro substituto desde abril de 2017. A vaga efetiva surgiu após a saída da ministra Rosa Weber, que presidiu o TSE por dois anos, mas deixou o cargo na semana passada. A ministra foi sucedida por Luís Roberto Barroso, que tomou posse na semana passada.
A cerimônia de posse foi realizada por meio de videoconferência devido às medidas de distanciamento que devem ser tomadas durante a pandemia de Covid-19. Acompanharam virtualmente a cerimonia o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de outras autoridades.
Moraes não discursou na cerimônia, mas fez o juramento formal ao assumir o cargo. “Assumo o cargo de ministro do TSE prometendo cumprir fielmente a Constituição e a legislação do País”, disse.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ, e dois advogados com notório saber jurídico.