Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Em live, Bolsonaro reconhece que pode ter sido contaminado pelo coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O presidente também voltou a sugerir que há supernotificação do número de mortes. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu, em live transmitida pelo Facebook, que pode ter sido infectado pelo novo coronavírus depois de viajar aos Estados Unidos com uma comitiva em que mais de 20 pessoas testaram positivo para a covid-19.

“Eu acho que eu já fui contaminado, dada a maneira que vim de um avião, dos Estados Unidos. Acho que 23 (pessoas) do avião pegaram (a doença)”, disse Bolsonaro.

No mês passado, o presidente enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os resultados negativos de exames para a detecção da covid-19. Ele não falou, no vídeo desta quinta-feira, se foi submetido a outros testes ou se sentiu os sintomas da infecção.

Ele falava sobre o fato de não ter tomado cloroquina de modo preventivo, a exemplo do que havia feito o presidente americano Donald Trump. Mas voltou a defender o medicamento, que não tem eficácia comprovada para o tratamento da doença.

Apesar de pesquisas científicas mostrarem que o número de casos da covid-19 pode ser até sete vezes maior do que os efetivamente registrados, Bolsonaro voltou a sugerir que há supernotificação do número de mortes.

Ele diz ter recebido “dezenas” de denúncias em que a pessoa morreu devido a outros problemas de saúde, mas os atestados de óbito entregues aos familiares apontavam o coronavírus como a causa do falecimento. “Não entendo o que querem ganhar com isso. Talvez os caras estejam aproveitando as pessoas que falecem para ter algum ganho político e colocar a culpa no governo federal”, afirmou, sem especificar quem seriam “os caras”.

De acordo com o presidente, casos de morte em que o paciente já tinha outras comorbidades, como cardiopatias e insuficiência respiratória, não poderia ser contabilizado entre as mortes por covid-19 mesmo que testassem positivo para a doença.

“Nos casos de idade avançada, infelizmente, a possibilidade de entrar em óbito é grande. E tudo o que o governo federal podia fazer para conter, ele fez. Tem gente que morre com covid e outras de covid. É difícil separar, mas não queremos números que não condizem com a verdade”, disse, negando que o governo tenha tentado “esconder dados” da população.

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma reunião emergencial para contornar o acirramento de divergências políticas e evitar uma ruptura no clero. O encontro, na terça-feira (9), foi convocado após o Estadão revelar a oferta de apoio ao governo Jair Bolsonaro, vinda de dirigentes rádios e TVs de inspiração católica. Em troca, padres e leigos pediram ao presidente a ampliação do alcance de suas redes de radiodifusão, além de verbas, na forma de publicidade estatal.

O chamado para a reunião episcopal partiu do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do bispo referencial da Pastoral da Comunicação, Dom Joaquim Mol. Eles conversaram, frente a frente, pela internet, com os bispos das dioceses cujos sacerdotes haviam participado da audiência com Bolsonaro: Campinas, Curitiba, Goiânia e São Paulo. Na conversa, “olho no olho”, descrita como “límpida e sincera”, mais uma vez surgiram manifestações divergentes, indício do potencial de conflito no episcopado, mas os bispos tentaram superar os desentendimentos, segundo fontes.

Os padres fizerem chegar à CNBB que não esperavam tamanha reação e que foram alvos de insultos nas redes sociais. Temiam ter suas atividades prejudicadas. A tensão aumentou depois das manifestações de repúdio emanadas por diversos segmentos do clero, entre eles a própria conferência. De perfil moderado, d. Walmor agiu apaziguar as animosidades.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Pesquisadores sequenciam 427 genomas do novo coronavírus no Brasil e acham três cepas principais
O governo do Distrito Federal desmontou um acampamento pró-Bolsonaro
https://www.osul.com.br/em-live-bolsonaro-reconhece-que-pode-ter-sido-contaminado-pelo-coronavirus/ Em live, Bolsonaro reconhece que pode ter sido contaminado pelo coronavírus 2020-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar