Sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado aprova medida provisória que reduz contribuição de empresas ao Sistema S

Compartilhe esta notícia:

Redução é de 50% por dois meses, um a menos que na proposta do governo

Foto: Agência Senado
Redução é de 50% por dois meses, um a menos que na proposta do governo. (Foto: Lia de Paula/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta terça-feira (23) uma MP (medida provisória) que reduz as contribuições obrigatórias de empresas para financiamento de serviços sociais autônomos, o Sistema S.

Por se tratar de medida provisória, o texto tem força de lei desde que foi publicado no Diário Oficial da União, em 31 de março. Para se tornar lei em definitivo, contudo, precisa ser aprovado pelo Congresso. O texto já havia passado pela Câmara. Com a aprovação no Senado, seguirá para a sanção presidencial.

O governo propôs redução de 50% por três meses (de abril a junho). Mas o relator do texto na Câmara, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), modificou a medida, prevendo a redução por dois meses. A alteração feita por Leal foi mantida no Senado. Defensores da MP dizem que o texto visa assegurar mais recursos para as empresas em meio aos efeitos da pandemia do coronavírus na economia, evitando demissões.

Alíquotas

A medida provisória aprovada pelos parlamentares reduz em 50% a contribuição mensal compulsória destinada ao Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) nos meses de abril e maio.

Nesses dois meses, as contribuições caem de 2,5% para 1,25%. Em junho, as contribuições retornam à porcentagem original. A contribuição é recolhida pela Previdência Social sobre o montante da remuneração paga a todos os empregados pelas cooperativas.

A contribuição devida pelas empresas, transportadores autônomos e empresas rodoviárias a Sesi, Sesc e Senat também fica reduzida em 50% nos meses de abril e maio e volta ao normal em junho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro Augusto Heleno diz à Polícia Federal que Bolsonaro não encontrou “embaraços” para trocar segurança pessoal
Bolsonaro sanciona projeto que autoriza doação de alimentos que sobrarem nos restaurantes a pessoas carentes
https://www.osul.com.br/senado-aprova-medida-provisoria-que-reduz-contribuicao-de-empresas-ao-sistema-s/ Senado aprova medida provisória que reduz contribuição de empresas ao Sistema S 2020-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar