Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2020
Declaração de Fernando Gomes causou polêmica
Foto: Pedro Augusto/Prefeitura de ItabunaO prefeito de Itabuna (BA), Fernando Gomes (PTC), declarou, durante transmissão pela internet, que autorizará que estabelecimentos comerciais do município reabram as portas a partir da próxima quinta-feira (09) “morra quem morrer”. O vídeo tem circulado nas redes sociais e virou alvo de críticas.
“Primeiro, lutar pela vida, a vida é uma só. [Depois que] morrer, acabou [a vida]. Não tem fortuna, não tem pobreza, não tem falência, não tem nada. Mas não posso abrir uma coisa que não tenho cobertura. Com a dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, vou transferir essa abertura. No dia 8, mandei fazer o decreto, que no dia 9 abre, morra quem morrer”, disse o prefeito.
Na última semana, a previsão da prefeitura de Itabuna era colocar em prática a flexibilização das atividades comerciais a partir de 1º de julho. No entanto, a reabertura foi adiada porque o município registra 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.
A prefeitura de Itabuna informou, por meio de nota, que o prefeito foi “mal interpretado” em sua fala e que está “contrariado com a situação, porque entende a necessidade da reabertura do comércio”.
A cidade de Itabuna é a maior do Sul da Bahia, com uma população de cerca de 200 mil pessoas, e está localizada a 450 quilômetros de Salvador. O município registra mais de 2,63 mil casos confirmados de coronavírus, com quase 60 mortes em decorrência da Covid-19.