Ícone do site Jornal O Sul

A 16ª Fenachamp, em Garibaldi, é um bom programa para este domingo

O governador Eduardo Leite participou da abertura oficial da Festa do Espumante Brasileiro. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Para aqueles que procuram um programa para este domingo (6), a 16ª Festa do Espumante Brasileiro, a Fenachamp, é uma boa pedida. Com o tema desta edição sendo “Sinta o aroma da felicidade”, o evento foi aberto oficialmente na última quinta-feira (3), em Garibaldi, na Serra Gaúcha.

A abertura oficial contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e o evento ocorre até o dia 27 de outubro, aos finais de semana.

“O espumante é utilizado para brindarmos a vida, para a celebração dos bons momentos. Numa festa dedicada ao espumante, não brindamos ao espumante em si, à bebida. Brindamos o esforço, o trabalho, a dedicação que nos fez chegar até aqui. O nome oficial é Festa Nacional do Espumante, mas deveria ser festa nacional do trabalhador, do imigrante, da cultura, da história, da trajetória que fez essa cidade conquistar a condição de capital nacional do espumante”, destacou o governador em seu discurso.

Criado em 1981, 38 anos depois o evento reúne 20 vinícolas, que apresentam 103 rótulos diferentes de espumantes, além de vinhos. As empresas participantes são responsáveis pela elaboração de mais de 90% dos espumantes brasileiros e têm na sua origem o trabalho dos imigrantes italianos.

“Se eles (imigrantes) não reclamaram na época em que tiveram de deixar suas terras e vieram colonizar terras inabitáveis, baixaram a cabeça e trabalharam, nós não temos o direito de esmorecer, de nos render às dificuldades do presente. Esse passado nos inspira e nos dá a certeza de que com trabalho e esforço coletivo temos condições de enfrentar os problemas e construir um futuro melhor”, disse o governador.

Além da variedade de bebidas, a gastronomia também é destaque na Fenachamp, com mais de 10 restaurantes que oferecem pratos à la carte e coloniais, petiscos e lanches. Desde 2011, ocorre também o sabrage coletivo, com a degola de garrafas realizada simultaneamente por centenas de pessoas.

A técnica sabrage de abrir espumantes ganhou esse nome em razão da espada utilizada, o sabre. Atualmente a Fenachamp está no Guinness Book com a maior quantidade de pessoas participantes, 277. Neste ano, 582 pessoas confirmaram participação. O evento ocorreu neste sábado (5).

Sair da versão mobile