A Anvisa aprovou o registro do medicamento enoxaparina sódica, indicado para tromboembolismo e usado no tratamento da covid-19. A informação foi divulgada pela Biomm, que detém, desde abril, a exclusividade de licenciamento, fornecimento, distribuição e comercialização no Brasil.
Segundo a companhia, o registro do medicamento, com nome comercial de Ghemaxan, foi tratado como prioridade pela Anvisa devido ao uso por pacientes com covid-19. A Biomm irá solicitar a autorização de preço junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cimed).
O medicamento é produzido pela farmacêutica italiana Chemi, com quem a Biomm fechou o acordo de comercialização no início do ano, e já é vendido em países na Europa e nos Estados Unidos.
Butantan e Anvisa
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o órgão tem um “entendimento muito bom” com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do ponto de vista técnico, após suspensão temporária de estudos promovidos pelo órgão com a vacina chinesa contra a Covid-19 CoronaVac na semana passada.