Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de dezembro de 2018
A Apple está tendo um final de ano complicado com a Qualcomm indo atrás do que lhe é de direito.
Vimos que apesar de rumores sinalizando uma possível trégua entre as companhias, a dona do Snapdragon conseguiu vetar a venda de antigos iPhones na China, o que é péssimo para a Maçã que está deixando de fazer negócios em um dos maiores mercados consumidores de smartphones do mundo.
Para tentar reverter a decisão, ela lançou o iOS 12.1.2 em tempo recorde, e especialmente no mercado asiático ele desativa os dois recursos que a Qualcomm alegam ser suas propriedades tecnológicas. Mas se ela acha que ganhou tempo para respirar se enganou, tendo que comparecer a uma nova audiência, e dessa vez na Alemanha.
Porém, parece que a área de engenharia da gigante de Cupertino buscou se antecipar para deixar sua ala jurídica em uma posição mais confortável: no território já foi liberada uma atualização que também desativa alegados recursos da Qualcomm. Com isso, ela busca se antecipar caso o judiciário alemão dê causa para a fabricante de chipsets do Android. E pelo menos terá um argumento mais sólido nas mãos para retirar um possível banimento.
Todo esse medo por parte da dona do iOS é justificado: a companhia se vê no meio do fogo cruzado da guerra comercial entre Donald Trump e China, ao mesmo tempo que vê seu caixa ter uma menor entrada de capital com o impedimento de venda de alguns modelos na China. Estima-se que ela esteja deixando de embolsar milhões de dólares diariamente com essa decisão.
Ser impedida de atuar em mais um mercado só a deixaria roendo ainda mais as unhas.
Vale lembrar, essa novela ainda está longe de acabar: existe um processo ainda maior na corte estadunidense onde a Qualcomm exige o pagamento de mais de US$ 7 bilhões em royalties ao infringir as tecnologias patenteadas. Sim, o que vimos até agora soa até como medida paliativa diante desse pedido colossalmente maior.
Previsões da Qualcomn
Nesta semana, a Qualcomm divulgou um vídeo com o seu presidente brasileiro, Cristiano Amon, para comentar algumas reflexões sobre o ano de 2018 e fazer previsões relacionadas aos avanços pensados para 2019.
Entre os assuntos abordados pelo executivo, estão o desenvolvimento do modem 5G para o seu novo chipset Snapdragon 855, os computadores com conceito Always On, Always Connected e o mercado de Internet das Coisas.