Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2018
O 1° BOE (Batalhão de Operações Especiais) promoveu uma solenidade alusiva ao 54° aniversário da Unidade na manhã desta terça-feira (11), em Porto Alegre. Durante o evento, o Instituto Cultural Floresta (ICF) fez a doação de 45 novos fuzis calibre 7.62, dos mais modernos, trazendo à tropa mais segurança, precisão, conforto e operacionalidade. As informações são da assessoria de comunicação da BM (Brigada Militar).
O presidente do ICF, Leonardo Fração, destacou a importância da iniciativa. “Acho que houve durante muitos anos falta de contato entre a sociedade e o policial. O policial é um cara que sai todos os dias de manhã para colocar a vida dele em risco para cuidar da nossa. A gente tem que devolver com consideração, respeito e admiração a eles, a esse risco que ele impõe com sua própria vida. Então é uma questão de reconhecimento a esses profissionais”.
O evento ainda contou com a entrega de medalha Mérito de Operações Policiais Especiais e, entre os agraciados estavam o subcomandante-geral da BM, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues; o comandante do 3° Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, tenente-coronel Alexandre Romanek; o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Santa Catarina, major Rogério Navarro e o presidente do Instituto Cultural Floresta, Leonardo Fração, entre outros. Também foram homenageados com comendas militares e civis que se destacaram reforçando positivamente a imagem da unidade. É concedida, anualmente, na data de aniversário do Batalhão.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Yukio Ikeda, detalhou a destinação dos fuzis: “São 40 fuzis de assalto e cinco fuzis de precisão. Os fuzis de precisão vão para o GATE, para os atiradores de elite, e os fuzis de assalto vão para o 1° Batalhão de Operações Especiais. O batalhão vai estar, a partir de agora melhor equipado para fazer frente à criminalidade que está assolando o Rio Grande do Sul. Esse armamento vai estar concentrado em Porto Alegre, no 1° BOE, e com ele faremos ações em todo o Estado”, afirmou.
Para o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, a parceria com a sociedade civil já está mostrando bons resultados. “Isso revela o quanto tem sido importante essa parceria entre a sociedade civil organizada e o governo do Estado na viabilização de recursos e equipamentos para a segurança pública. Os resultados já estão aí, com a redução sucessiva de todos os indicadores da segurança pública”.
Participaram da solenidade o comandante do 1° BOE, major Claudio dos Santos Feoli, o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes, demais oficiais e praças, convidados, além dos militares da Reserva Altiva composta por integrantes do Batalhão Altivo da BM e veteranos do Batalhão de Choque.
O BOE é a unidade de elite da Corporação, preparada para atuar em todo o estado. Atualmente, o 1° BOE possui quatro subunidades de Operações Especiais. A 1ª e 2ª Companhias desenvolvem atividades de choque, policiamento em praças desportivas, reintegrações de posse, entre outras missões. A 3ª Companhia engloba o Grupo de Ações Táticas Especiais, o GATE, o Canil e o Pelotão de Batedores Motociclistas. A 4ª Companhia é composta pelas Patrulhas Especiais (Patres).