Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de julho de 2020
Nas redes sociais, diversos beneficiários do auxílio emergencial têm reclamado de longas esperas para acessar o Caixa Tem. Para evitar o problema, a Caixa decidiu fazer mudanças no aplicativo e ampliar a validade da sessão de cada usuário durante 72 horas.
A intenção é evitar a necessidade de retornar para o fim da fila virtual, caso a pessoa queira fazer um novo acesso durante esse período. A mudança já está em vigor.
A autônoma Mislene Balbi, de 42 anos, moradora de Belo Horizonte (MG), conta que espera desde quarta-feira passada (1º) para acessar o app:
“Já tentei de tudo. Quando você entra, expira muito rápido. Preciso movimentar o dinheiro para pagar minhas contas de água e luz.”
O desempregado Helder Tadeu, de 37 anos, reclama que, apesar de o app informar que o usuário pode fazer outras coisas enquanto espera, recebeu uma notificação de que teria perdido o lugar na fila.
Sem acesso há dois dias, foi a uma agência na cidade onde mora, em Divinópolis (MG), e o gerente alegou que o problema era a alta demanda:
“Há aplicativos de jogos complexos que suportam diversos usuários on-line. Não sei como o Caixa Tem, que é simples, dá tanto problema”, contou.
” Já aconteceu também de, assim que eu consegui entrar, receber a mensagem ‘tente mais tarde’ ao tentar executar alguma função. Fui obrigado a retornar para o início da fila.”
A Caixa esclareceu que o aplicativo Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, mas que devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços.
Ainda segundo o banco, no acumulado, já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhão de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code.
Fila
A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta (9) um novo balanço de beneficiários do auxílio emergencial, adicionando os cadastros dos últimos dias de inscrição do programa.
Até o dia 8 de julho, foram 109,1 milhões de cadastros no programa, dos quais 107,7 milhões foram processados. São 65,2 milhões de beneficiários que já receberam o auxílio emergencial dentro das parcelas 1, 2 e 3, totalizando R$ 121,1 bilhões.
Cerca de 832 mil ainda esperam por reanálise, todos inscritos no app e site do auxílio, enquanto cerca de 1,3 milhão estão em primeira análise.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Novo pagamento
Nesta quinta foram liberados os saques e transferências da primeira parcela do auxílio emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam em abril – um total de 400 mil trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de beneficiários.
Os saques e transferências serão realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e vão até o dia 18 de julho. Esses trabalhadores já tiveram o dinheiro liberado na poupança social digital entre os dias 16 e 17 de junho.