Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de julho de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Sei que não se deve tripudiar do próprio país. Mas quando se tem obras do Mundial em Porto Alegre ainda incompletas, um pouco de azedume e pilhéria podem fazer bem, pelo menos para desopilar. Li nas redes – e não tem fonte – a seguinte construção (magnífica) sobre como seria o fim do episódio dos meninos e o treinador perdidos em uma caverna da Tailândia. Fiz, por óbvio, alguns ajustes e acréscimos.
Assim, se o episódio fosse no Brasil. Como resolveríamos?
1 – É criado o Ministério Nacional das Cavernas. Negociando Indicação de cargos: Ministro, assessores, secretários… para partidos da oposição e base aliada.
2 – Cria-se secretarias estaduais das cavernas. Também com indicações de cargos: CAVERJ, CAVESP, CAVEMG, CAVESC, CAVEBA, CAVEGO, CAVERS, CAVEAC, CAVEAL, CAVEAP, CAVEAM, CAVECE, CAVEDF, CAVEMA, CAVEMT, CAVEMS, CAVEPA, CAVEPB, CAVEPE, CAVEPI, CAVERN, CAVERO, CAVERR, CAVESE, CAVETO, CAVES.
3 – Criada a CAVERNOBRAS – Empresa Brasileira de Cavernas. (Concursos públicos). E muitos cursinhos de preparação para esses concursos – salário inicial equiparado a capitão ou major ou a professor ou a analista judiciário ou… sei lá.
4 – Votado na Câmara e Senado um Orçamento Extra no valor de 14 bilhões para o resgate. 12 meninos + 1 adulto (adulto custa = 2 meninos).
5 – Início das Obras de remoção da Montanha. Mesmas empresas da Copa do Mundo e Olimpíada. Sim, a montanha teria que ser removida para encontrar as crianças e o treinador.
6 – A Globo News coloca um repórter no interior da caverna; Camarotti diz que a culpa é do STF; Datena faz discursos tipo “bota na tela o responsável. Não se tem mais nenhuma segurança – nem para ir a uma caverna”. Aqui no RS o maior jornal mancheteia: treinador dos meninos é gaúcho. Jornal Nacional: Gravações mostram que caverna era de Lula;
7 – A Folha de São Paulo faz caderno especial com um mapa das cavernas; o Estado de São Paulo daria a manchete: dólar sobre com o desaparecimentos dos meninos;
8 – O Programa Bom Dia da Fátima Bernardes traz convidados para falar sobre as cavernas e a Ana Maria Braga dá dicas de como os meninos deveriam se alimentar;
9 – Um deputado denuncia irregularidades na licitação das empresas que removeriam a montanha;
10- Aprovada a CPI das Cavernas; TCU investiga; Deltan Dallagnol faz jejum;
11 – Sérgio Moro diz: nem o desparecimento dos meninos parará a Lava-Jato;
12 – Raquel Dodge diria: isso é um plano para desmoralizar a Lava-Jato;
13 – Funk da Cavernas (Hit do próximo carnaval); Escola de Samba ganha carnaval com enredo “Das profundezas da caverna ao estonteante fulgurar dos fogos dos ancestrais: uma viagem ao fundo da terra”;
14 – Greve nas Cavernas – Equipe de Resgate para, após 3 meses sem salário;
15 – Greve considerada inconstitucional – Ordenado retorno imediato dos trabalhos;
16 – Acordo com Sindicatos;
17 – Trabalhos mantidos porém lentos; fornecedores atrasam entrega, alegando falta de repasse; para otimizar as operações, é criada a ANACAV – Agência Nacional Reguladora de Cavernas; Polícia Federal cria força tarefa com o nome de A Caverna é Fraca;
18 – Passados 4 anos, problema da caverna continua: após as eleições, será herança maldita para o próximo governo.
19 – Começam as primeiras delações cavernosas; criada a operação lava caverna. Bingo!
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.