Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2019
Enquanto os gaúchos ainda sofrem com a onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul nesta semana, com termômetros marcando até 37ºC, uma frente fria avança sobre a região, trazendo chuvas e temporais com rajadas de vento. Segundo meteorologistas, a combinação do fenômeno com uma área de baixa pressão atmosférica na Argentina favorece a formação de áreas de instabilidade.
Desde a quarta-feira, nuvens carregadas já ingressavam no Estado a partir da fronteira com o país vizinho, atingindo municípios como São Borja. O resultado é a ocorrência de pancadas de água em diversas cidades, incluindo Porto Alegre. O risco de temporais vale principalmente para o Norte, Noroeste, Fronteira, Serra e Região Metropolitana da Capital.
Nos Estados de Santa Catarina e no Paraná, o risco é de ocorrência de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade. O fenômeno deve ser acompanhado da ocorrência de raios e rajadas de vento.
Nesta sexta-feira, as áreas de instabilidade e a frente fria devem se afastar, trazendo um dia marcado por muitas nuvens no Sul e no Leste gaúchos, bem como no Sul catarinense e região de Florianópolis, mas sem chuva. Nas demais áreas gaúchas, a exemplo do Oeste do Estado vizinho e da região da paranaense Foz do Iguaçu (fronteira do Brasil com o Paraguai), o sol predomina e o tempo volta a ficar mais seco.
Já no Vale do Itajaí (SC), Curitiba e Litoral do Paraná, a circulação dos ventos deixam o tempo mais instável com muita nebulosidade e previsão de chuva que vai e vem no decorrer do dia intercalando período de sol. No interior e norte do Paraná, o sol aparece forte, faz calor e à partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios.
Sábado e domingo
Ao longo deste fim de semana, novas áreas de instabilidade, combinadas à passagem de outra frente fria e à influência de um sistema de baixa pressão, tendem a formar e distribuir mais chuva nos três Estados da Região Sul. De acordo com especialistas, o sábado e o domingo serão marcados por novos alertas sobre chuva e ventos fortes.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul