Veneza testou com sucesso nesta sexta-feira (10) um novo sistema de diques móveis para proteger a cidade de inundações, que deverá estar totalmente operacional no fim de 2021.
Durante o teste geral, ao qual assistiu o premiê italiano, Giuseppe Conte, foram levantadas as 78 comportas que deverão proteger a cidade das marés altas.
“Estamos aqui para um teste, não um desfile”, disse Conte, enquanto multidões que protestavam contra os gigantescos navios de cruzeiro de onde desembarcam milhares de turistas diariamente eram mantidas a uma distância segura.
Conte reconheceu a corrupção “vergonhosa” que perseguiu o projeto, mas disse que agora é hora de todos, mesmo os manifestantes, olharem para o futuro. “Todos temos de torcer para que funcione”, afirmou ele.
O sistema de “impermeabilização” de Veneza, conhecido como Mose, tem o objetivo de proteger o patrimônio artístico da cidade. Trata-se de um projeto milionário e polêmico elaborado por um grupo de empresas privadas liderado pela Fiat e que poderá entrar em funcionamento no fim do ano.
O sistema foi idealizado nos anos 1980, mas só começou a ser construído em 2003. Ele deveria ter ficado pronto há três anos, mas as obras atrasaram devido a escândalos de corrupção. Até agora, custou cerca de 7 bilhões de euros.