Terça-feira, 01 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Após 7 horas, a cirurgia de Bolsonaro termina com êxito

Compartilhe esta notícia:

Uma tomografia feita no domingo descartou a necessidade de nova cirurgia. (Foto: Reprodução/Twitter)

A cirurgia de retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito intestinal do presidente Jair Bolsonaro terminou com êxito por volta das 15h30min desta segunda-feira (28). O procedimento foi realizado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. A informação foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência da República e confirmada em pronunciamento pelo porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros.

Confira o boletim médico sobre o procedimento cirúrgico:

“O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi submetido, nesta manhã, à cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal e extensa lise de aderências decorrentes das duas cirurgias anteriores. Foi realizada anastomose do íleo com o cólon transverso, que é a união do intestino delgado com o intestino grosso. O procedimento teve duração de 7 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. No momento, o paciente encontra-se, na Unidade de Terapia Intensiva, clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, prevenção de infecção e de trombose venosa profunda.”

O boletim é assinado pelos médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião, Leandro Echenique, clínico e cardiologista, responsáveis pela cirurgia, e pelo diretor superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein​, Miguel Cendoroglo.

Desejos de sucesso

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (28), no Twitter, que desejava sucesso na cirurgia e plena recuperação ao presidente Jair Bolsonaro. “Que estejamos todos em união, rogando ao Pai Todo Poderoso, Senhor de todos os exércitos, pelo sucesso da cirurgia a que é submetido e plena recuperação do nosso guerreiro e Presidente”, afirmou Mourão, que assume o exercício da Presidência por 48 horas.

A cirurgia de retirada da bolsa de colostomia e de reconstrução do trânsito intestinal de Bolsonaro começou às 6h30min desta segunda-feira, no centro cirúrgico do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

A previsão é que o período de recuperação do presidente dure dez dias. O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou que Bolsonaro pretende despachar do próprio Hospital Albert Einstein.

Entre os compromissos desta segunda, Mourão tinha na agenda reuniões com autoridades religiosas cristãs da Palestina, no gabinete da Vice-Presidência, onde despacha. Na semana passada, Mourão descartou a possibilidade de o Brasil fechar a Embaixada da Palestina em Brasília. Para ele, não houve alterações desde 1947, quando foram estabelecidos dois Estados – de Israel e da Palestina.

Mourão também tinha, nesta segunda-feira, reunião agendada com executivos do Banco Credit Suisse, além de parlamentares.

Na terça-feira (29), o presidente em exercício vai coordenar a reunião do Conselho de Governo com todos os ministros em que está agendada uma apresentação do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre governança.

Vídeo

No domingo (27) Bolsonaro divulgou um vídeo em sua conta no Twitter, logo após dar entrada no hospital Albert Einsten, em São Paulo.

“Hoje, domingo, voamos de manhã para São Paulo. Estou aqui, em São Paulo, no [Hospital] Albert Einstein, onde amanhã a partir das 7h da manhã, devo ser submetido à cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. Deve durar por volta de três horas, mas se Deus quiser, correrá tudo bem. Meu muito obrigada a todos vocês e obrigada pelas orações”, disse no vídeo.

Bolsonaro usava uma bolsa de colostomia desde que foi esfaqueado em um ato de campanha, em Juiz de Fora, dia 6 de setembro do ano passado. A facada atingiu o intestino, e o então candidato foi submetido a duas cirurgias, uma na Santa Casa de Juiz de Fora e outra no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A bolsa de colostomia usada por ele por cerca de quatro meses funcionou como um intestino externo e possibilitou a recuperação do intestino grosso e delgado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Neymar tem fratura no pé e uma nova cirurgia não é descartada
Conheça 11 hábitos de segurança que todos deveriam ter na internet
https://www.osul.com.br/a-cirurgia-do-presidente-jair-bolsonaro-foi-realizada-com-exito/ Após 7 horas, a cirurgia de Bolsonaro termina com êxito 2019-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar