Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cultura A Companhia Municipal e a Companhia Jovem de Dança realizam um espetáculo conjunto em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Ilação integra o espetáculo Adágio, da Cia Municipal de Porto Alegre. (Foto: Claudio Etges/Divulgação PMPA)

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e a Companhia Jovem de Dança realizam o espetáculo conjunto Parmi e Ilação, nesta terça-feira (4), a partir das 20h, no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus). São espetáculos criados pelo coreógrafo e bailarino da Companhia Municipal de Dança, Driko Oliveira, que investe na fusão da linguagem das danças urbanas com a dança contemporânea. Parmi é a obra de estreia da Companhia Jovem de Dança, que reúne 20 jovens talentos das Escolas Preparatórias de Dança, da periferia da Capital. Já Ilação é uma das obras que integra o espetáculo Adágio, da Companhia Municipal de Dança. A entrada é franca. A distribuição de senhas será feita na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Segundo o diretor da Companhia Municipal de Dança, Airton Tomazzoni, nessa obra o coreógrafo Driko Oliveira buscou integrar as criações de Parmi e Ilação, trabalhando a conexão de movimentos da Cia Municipal e dos jovens bailarinos da Companhia Jovem de Dança. “A matriz coreográfica forjada no universo das danças urbanas buscou estar atenta às singularidades dos intérpretes e ao diálogo entre polaridades como velocidade e lentidão, força e delicadeza, luz e sombra, exposto e escondido”, completa Tomazzoni. Em ambas as montagens, a qualidade artística dos intérpretes vale-se da diversidade de formação e de origens, que é característica da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e da Companhia Jovem de Dança.

Companhia Municipal de Porto Alegre

A Companhia Municipal de Porto Alegre, um projeto realizado em conjunto pelas secretarias da Cultura e da Educação, mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados por meio de edital público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017, já tendo realizado, nesse curto período de existência, 13 montagens, que reuniram um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre, com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, no turno inverso da escola.

Já a Companhia Jovem de Dança, também mantida pela Companhia Municipal, reúne 20 alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança e atuam junto com bailarinos profissionais, fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Intercâmbio cultural

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre participa do projeto Brasil/Israel, um intercâmbio cultural na área da dança, em que três coreógrafos de Israel virão ao Brasil para a realização de um espetáculo com três companhias profissionais brasileiras. Os Coreógrafos Ella Rothschild, Eyal Dadon e Orly Portal vão trabalhar com a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba-PR), Entre Nós Coletivo de Criação (Natal-RN) e Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre (RS), respectivamente, e concomitantemente. O projeto tem a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com a ABABTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra) e Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart.

O período de criação da obra será de 3 a 26 de setembro, nas cidades sede das companhias brasileiras. Nos dias 6 e 7 de outubro ocorre o espetáculo da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, no Teatro Renascença, às 20h, com a apresentação da nova montagem “Beijo” da coreógrafa israelense Orly Portal. No dia 8 de outubro, as companhias se encontram para dar inicio à turnê com apresentações em Tel Aviv (Israel), regressando ao Brasil em 14 de outubro. Apresentações nas cidades alemãs de Karlsruhe e Regensburg, no período de 24 de novembro a 29 de novembro, encerram a turnê internacional.

O desenvolvimento do trabalho em Porto Alegre ocorrerá na Casa de Cultura Mario Quintana com cinco bailarinos da Cia Municipal de Dança, previamente selecionados pela coreógrafa israelense. Participam da montagem Fernando Queiroz, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso e Victoria Terragno. A nova montagem intitulada “Beijo”, da coreógrafa israelense Orly Portal, trabalhará a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas – escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados por bailarinos geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

A escassez de pilotos ameaça a expansão da aviação
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner volta ao tribunal por investigação sobre suborno
https://www.osul.com.br/a-companhia-municipal-e-a-companhia-jovem-de-danca-realizam-um-espetaculo-conjunto-em-porto-alegre/ A Companhia Municipal e a Companhia Jovem de Dança realizam um espetáculo conjunto em Porto Alegre 2018-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar