Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias A concessão de parques e florestas nacionais localizados na Serra Gaúcha foi tema de uma reunião entre o governador Eduardo Leite e o ministro do Meio Ambiente

Compartilhe esta notícia:

A concessão de parques e florestas nacionais localizados na Serra Gaúcha foi tema de uma reunião em Cambará do Sul. Além do governador Eduardo Leite, participaram do encontro o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, autoridades municipais, estaduais e federais.

Os focos da concessão, ainda sem data para ser lançada, são a Floresta Nacional de Canela, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula e o Núcleo de Gestão Integrada Aparados da Serra Geral, em Cambará do Sul, que compreende o Parque Nacional Aparados da Serra (cânion Itaimbezinho) e o Parque Nacional da Serra Geral (cânion Fortaleza).

A proposta do Ministério do Meio Ambiente é conceder os parques à iniciativa privada, a fim de que os operadores assumam a manutenção da infraestrutura, incluindo tudo que diz respeito à visitação. O Aparados da Serra Geral recebe, anualmente, cerca de 250 mil visitantes.

Se os parques forem concedidos, a expectativa do prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, é de que o número salte para 1 milhão. A concessão, portanto, é esperada pelo Executivo municipal, e deve movimentar também o comércio local.

O governador Eduardo Leite vê como positiva a proposta do ministério, considerando a geração de empregos e a qualidade do serviço prestado pela iniciativa privada. “É uma oportunidade de qualificar a infraestrutura do parque e a experiência de visitação dos gaúchos”, explicou.

O governador também afirmou que busca alternativas para aperfeiçoar o acesso aos parques, que inclui um trecho não pavimentado na rodovia ERS-427. Hoje, para chegar ao local, o visitante precisa percorrer um trajeto de 18 quilômetros de chão batido.

Apoio

Os parques passaram por estudos de viabilidade feitos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Para o ministro Ricardo Salles, os parques e as florestas gaúchos representam um potencial significativo a ser explorado.

“Fiquei impressionado com a beleza natural e com a estrutura já disponível, com trilhas bem demarcadas e proximidade ao centro urbano”, relatou, sobre visita feita à tarde aos parques de Canela e de São Francisco de Paula.

Ainda segundo o ministro, o setor de concessões está em ascensão no Brasil. “Há grande expectativa de crescimento. Esperamos elaborar rapidamente um plano para os parques do Rio Grande do Sul”, garantiu, afirmando que o apoio demonstrado por Leite e pelos prefeitos dos municípios envolvidos traz força à iniciativa. Salles espera que, até outubro, o edital das licitações esteja concluído, e não descarta a participação de operadores internacionais.

Sobrevoo

Na manhã dessa sexta-feira, o governador e o ministro sobrevoaram a região em helicóptero. Em seguida, visitaram os dois parques em Cambará do Sul, acompanhados de um grupo de parlamentares estaduais e federais, dentre eles o senador Luis Carlos Heinze.

Visitando pela primeira vez o local, o ministro Salles se mostrou encantado com o potencial, cuja magnitude é difícil de descrever, disse. “É indescrítivel e tem um potencial espetacular. Se bem administrado e com cuidado ambiental é capaz de gerar riqueza e desenvolvimento para a região”, declarou.

Para o chefe do Executivo estadual, a proximidade de Cambará do Sul a outras cidades com um turismo já consolidado, como Gramado e Canela, é uma alavanca de oportunidade: “Os cânions ficam a uma distância razoável para que o turista venha de Gramado ou Canela, ou também do litoral gaúcho e catarinense”.

Depois da visita, que incluiu o trajeto a pé até o mirante do cotovelo, o governador retornou a Porto Alegre, para cumprir agendas no Palácio Piratini. O ministro ainda visitou o cânion Fortaleza.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

“É praticamente impossível que eu seja preso”, disse o humorista Danilo Gentili, condenado em dois processos
Em Israel, apuração final coloca o partido de Netanyahu como a maior força do Parlamento
https://www.osul.com.br/a-concessao-de-parques-e-florestas-nacionais-localizados-na-serra-gaucha-foi-tema-de-uma-reuniao-entre-o-governador-eduardo-leite-e-o-ministro-do-meio-ambiente/ A concessão de parques e florestas nacionais localizados na Serra Gaúcha foi tema de uma reunião entre o governador Eduardo Leite e o ministro do Meio Ambiente 2019-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar