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Por Redação O Sul | 7 de fevereiro de 2019
A exportação de veículos produzidos no Brasil tem sido afetada pela crise na Argentina desde o início do segundo semestre de 2018. Os volumes embarcados têm caído mês a mês. O resultado de janeiro foi ainda mais desastroso.
O Brasil enviou 25 mil veículos para o mercado externo, uma queda de 46% na comparação com janeiro de 2018. Metade desse volume seguiu para o mercado “hermano”.
Nos seis meses antes que o impasse da crise no país vizinho começasse a afetar as linhas de montagem no Brasil, a média mensal de exportação de veículos estava em torno de 63 mil unidades. No segundo semestre do ano passado, caiu para 41 mil.
Nesta semana, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Antônio Megale, disse que não esperava um resultado tão ruim em janeiro. E previu que os próximos meses serão igualmente fracos para o segmento.
No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, houve crescimento 2,9% na produção de veículos. Saíram das montadoras 2,86 milhões de unidades de fevereiro de 2018 a janeiro deste ano. No período anterior, foram fabricados 2,78 milhões de veículos.
Expectativa de melhora
A esperança das montadoras se volta para o segundo semestre, quando o quadro macroeconômico do país vizinho poderá estar melhor, por conta de fatores como a campanha presidencial, com eleições em outubro.
A retração das encomendas, no mês passado, refletiu um mercado demasiadamente estocado de carros feitos no Brasil.
Em termos de receita, as vendas externas de veículos somaram em janeiro US$ 479,1 milhões, o que representa uma retração de 31,7% na comparação com o primeiro mês de 2018.
Ainda segundo a avaliação do presidente da Anfavea, as montadoras mantêm esforços para elevar as vendas para outros mercados, como México, Colômbia e Chile, todos na América Latina. Antes da crise, a Argentina absorvia 72% das vendas externas de veículos fabricados no Brasil.
No sentido contrário, a Argentina se beneficia da expansão do mercado automobilístico brasileiro. Mais de 70% das exportações de veículos do país vizinho vêm para o Brasil.
Com boa oferta de crédito para automóveis e caminhões, o mercado brasileiro continuou em ritmo de crescimento no início do ano. O volume de licenciamentos no mês passado somou 199,8 mil veículos, melhor desempenho para o mês desde 2015. Isso representou um crescimento de 10,2% na comparação com janeiro de 2018.
Segundo Megale, as primeiras semanas de 2019 apresentaram uma média diária superior a 9 mil licenciamentos diários, o que não vinha acontecendo há bastante tempo. “Nesse sentido, o ano começa com boas perspectivas”, ressalta.