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A culpa é da internet: 26% das crianças não acreditam mais em Papai Noel

Segundo estudo, a crença no Papai Noel pode desaparecer em 44 anos. (Crédito: Reprodução)

Uma pesquisa global realizada pela fornecedora de rede virtual privada Hide my Ass! constatou que, desde que o Google foi lançado, 26% das crianças pararam de acreditar em Papai Noel. Em relação aos nascidos entre 1997 (ano em que a gigante das buscas nasceu) e 2005 (quando o Facebook foi aberto ao público), a faixa etária média de quem acredita no bom velhinho caiu 14,4% – entre as gerações, a idade em que a criança para de acreditar no personagem foi de 7 anos e 10 meses para 6 anos e 11 meses.

Se essa taxa de redução continuar pelas próximas gerações, a crença no Papai Noel deve desaparecer em 44 anos. Para 52% dos pais brasileiros entrevistados, o grande culpado é a internet – em especial os sites de busca.

O levantamento ouviu mais de 2 mil pais brasileiros e cerca de 4 mil crianças em novembro deste ano, 50% das crianças fizeram buscas no Google e deram de cara com páginas que desmistificam o personagem como nada além de uma lenda de Natal.

Ainda sobre o contato do público infantil com o meio on-line, constatou-se que 41% das crianças brasileiras tiveram suas primeiras suspeitas a respeito do Papai Noel depois de ver anúncios na internet dos presentes que haviam pedido – 25% viram seus pais fazendo compras de seus presentes on-line e começaram a desconfiar da verdade e 21% tiveram suas ilusões de Natal quebradas depois de lerem tweets ou posts no Facebook com piadinhas sobre “acreditar em Papai Noel”.

A pesquisa também mostra que 7% dos filhos já atuaram como verdadeiros detetives, procurando pistas no histórico de navegação on-line e nas contas de lojas virtuais de seus pais para achar evidências das compras efetuadas por eles. A investigação por parte das crianças é facilitada porque 55% dos pais brasileiros nunca deletam o histórico de acesso às lojas on-line durante o período de festas.

Desse modo, a maioria dos pais brasileiros ouvidos (96%) acredita fortemente que a internet tornou mais fácil para as crianças de hoje descobrirem a verdade sobre o Papai Noel.

Para que a magia do Natal se mantenha viva no imaginário das crianças, uma campanha global foi lançada pela Hide my Ass!. Com o nome “Keep Believing In Santa” (“Continue Acreditando no Papai Noel”), o programa tem a intenção de boicotar conteúdo on-line que possa ofuscar o personagem. Tudo é feito por meio de um software gratuito, que ajuda os pais a protegerem seus filhos de potenciais descobertas sobre o bom velhinho na internet.

Uma vez instalado no navegador e ativado, o software monitora todos os resultados de pesquisa on-line, web pages ou mídias sociais que possam representar risco à crença no bom velhinho. O aplicativo oculta automaticamente o conteúdo relacionado, mostrando como resultado imagens de um alegre Papai Noel em sua fábrica de brinquedos.

“A internet não é apenas a principal fonte do fim da inocência das crianças hoje; ela também está fazendo com que elas descubram a verdade sobre o Papai Noel muito antes daquelas nascidas antes da era digital. Com essa campanha, queremos oferecer aos pais a opção de uma ferramenta para ajudá-los a manter o espírito de Natal e o mistério do Papai Noel vivo por mais alguns anos em seus lares”, comenta Cian Mckenna-Charley, diretor de Marketing da Hide my Ass!

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