Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann afirma que o presidente do Senado favorece a extrema-direita ao pautar proposta que limita a atuação do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Para ela, discussão está sendo feita de forma 'açodada' e tem caráter de "retaliação" contra o Supremo. (Foto: Agência Senado)

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A petista declarou que Pacheco presta “serviço para a extrema direita” e avaliou que é preciso que “os Poderes entrem em harmonia” e que a proposta “não é um bom caminho para esse objetivo”.

A PEC está na pauta de hoje do Senado. De acordo com Pacheco, a proposta vai ser discutida por cinco sessões. A expectativa é que o texto seja votado no início de novembro. Em resposta a Gleisi, o presidente do Senado declarou que classificar a proposta como de direita ou esquerda é “simplista e um erro”. O senador também afirmou que a fala de Gleisi “retroalimenta a polarização”.

“Precisamos sim que os Poderes da República atuem em harmonia, mas a PEC 08, que entra em pauta no Senado, limitando o alcance de decisões do STF não é um bom caminho para este objetivo. Especialmente numa conjuntura em que o Supremo vem tendo papel destacado na defesa da Democracia”, disse nas redes sociais.

“A busca da harmonia se dá pelo diálogo e o fortalecimento dos poderes, pelo exercício cotidiano do papel constitucional de cada um. A maneira açodada com que a PEC 08 vem tramitando parece retaliação que diminui o Senado. Infelizmente o senador Rodrigo Pacheco está fazendo um serviço para a extrema direita”, completou a presidente do PT.

A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre (União-AP), há três semanas. A iniciativa é uma demanda de parlamentares bolsonaristas, que tem reclamado de ministros do STF.

O texto tem avançado no Senado com o apoio de Pacheco e de Alcolumbre. A participação deles tem sido vista como um aceno à oposição, que tem feito críticas ao STF, para viabilizar Alcolumbre como sucessor de Pacheco no comando do Senado.

Crítica de aliados

Gleisi é a primeira aliada do governo a criticar Pacheco publicamente por conta da articulação. Outros parlamentares, como os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Otto Alencar (PSD-BA), já haviam criticado a iniciativa, mas não mencionaram o presidente do Senado.

A proposta propõe medidas como a definição de prazos para pedidos de vista em processos judiciais e a exigência de maioria absoluta de votos dos membros para suspender a eficácia de leis e de atos normativos de amplo alcance, vedando assim decisões unilaterais e monocráticas. Além da proposta das decisões monocráticas, o Senado também discute estabelecer mandatos para ministros do STF. Essa outra frente, no entanto, ainda está em fase inicial e não tem relator definido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Ministro da Justiça cita ameaças com armas de fogo para justificar falta em audiência na Câmara dos Deputados pela segunda vez
Polícia Federal investiga indícios de que 171 mil dólares encontrados em cofre de diretor da Abin não eram “poupança”
https://www.osul.com.br/a-deputada-federal-e-presidente-do-pt-gleisi-hoffmann-afirmou-que-o-presidente-do-senado-favorece-a-extrema-direita-ao-pautar-proposta-que-limita-instrumentos-do-supremo/ Deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann afirma que o presidente do Senado favorece a extrema-direita ao pautar proposta que limita a atuação do Supremo 2023-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar