Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2018
Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, deixou o hospital cerca de 6 horas e 57 minutos depois de dar à luz o terceiro filho com o príncipe William, nesta segunda-feira (23). Na saída da ala privada do Hospital St. Mary’s, no Centro de Londres, Kate Middleton e o príncipe seguraram o recém-nascido, sorriram e acenaram para a multidão à espera do mais novo integrante da família real.
O menino estava envolto em um cobertor branco e depois foi colocado em um bebê conforto para entrar no carro e ir para casa – o Palácio de Kensington – pela primeira vez, junto dos pais. Kate chamou a atenção por sair do hospital calçando sapatos de salto alto.
Segundo informado pelo palácio, a criança nasceu às 11h01min locais e pesa 3,8 kg. Seu nome ainda não foi divulgado, mas Arthur e James são cogitados. Ao ser questionado sobre qual será a escolha, o príncipe William respondeu aos repórteres: “Vocês vão descobrir mais cedo ou mais tarde”.
O título completo do novo membro da família será Sua Alteza Real, Príncipe (Nome) de Cambridge. Os irmãos mais velhos do príncipe recém-nascido, príncipe George, de 4 anos, e princesa Charlotte, de 2 anos, já haviam visitado o irmão no hospital e voltado para casa.
Ao colocar o filho no carro, William disse a repórteres: “Três vezes a preocupação agora”, antes de levantar três dedos e sorrir. “Não deixamos vocês esperando muito tempo dessa vez”, brincou, se referindo à rapidez do parto – entre a internação e a alta, Kate passou menos de 13 horas no hospital.
O parto foi supervisionado por uma equipe de médicos, incluindo um obstetra e um ginecologista que estavam presentes nos partos das duas outras crianças da família. O príncipe William esteve presente durante todo o procedimento.
A família real foi informada e se manifestou pouco depois do nascimento. “A rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha, o príncipe Harry e membros de ambas as famílias foram informados e estão encantados com a notícia”, disse o Palácio de Kensington em um comunicado oficial.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, felicitou a família real. “Meus mais calorosos parabéns ao Duque e à Duquesa de Cambridge pelo nascimento de seu menininho”, afirmou May. “Desejo-lhes muita felicidade para o futuro.”
Charlotte faz história
O caçula de Kate e William ocupará o quinto lugar na linha de sucessão para ocupar o trono da Inglaterra, atrás de seu avô, o príncipe Charles; do seu pai, William; e dos irmãos mais velhos, príncipe George e, inclusive, da princesa Charlotte, que se se tornou a primeira mulher na história do Reino Unido a não ceder seu posto para um homem.
Isso só foi possível porque, desde 2013, quando foi assinado o novo Ato de Sucessão à Coroa Britânica, o gênero deixou de ser determinante para a posição dos integrantes da realeza na linha sucessória. Antes dessa data, não era a ordem de nascimento que estabelecia quem ascenderia ao trono, mas sim o sexo – e os filhos homens é que tinham prioridade.
Esse decreto foi feito pela rainha Elizabeth II quando a duquesa de Cambridge ainda estava grávida do primeiro filho, para garantir que o bebê – cujo sexo ainda não se sabia – fosse o herdeiro natural ao trono após o príncipe William.
Caso esta alteração não tivesse sido realizada, Charlotte, que completa 3 anos no dia 2 de maio, daria lugar ao seu mais novo irmão. A nova lei, no entanto, não afeta a irmã do príncipe Charles, princesa Anne, já que a mudança só é válida para os membros da realeza nascidos após 28 de outubro de 2011.