Na próxima quarta-feira, a CEM (Coordenação de Educação para a Mobilidade) da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizará mais uma edição do curso “Noções de Mecânica Básica para Mulheres”. A iniciativa tem a participação da técnica Elaine Rotert. Ao todo, são 40 vagas e, para participar, não é necessário ter carteira de motorista.
A aula será ministrada das 8h30min ao meio-dia na sede da empresa, no bairro Cidade Baixa (rua João Neves da Fontoura nº 7, próximo à avenida Ipiranga). As inscrições são gratuitas, por meio da plataforma www.sympla.com.br. Mais informações por meio dos telefones (51) 3289-4486 e 3289-4487 ou do e-mail educ@eptc.prefpoa.com.br.
A atividade faz parte dos projetos “Mulheres em Foco” e “EPTC Educa”, coordenados pela CEM e que também preveem uma série de palestras e outros cursos, com foco em questões relacionadas à mobilidade urbana na capital gaúcha. Alguns cursos são presenciais e outros disponíveis em plataforma EAD (ensino à distância), com o apoio do Grupo Autosul.
Cursos presenciais
Ainda para este mês, também está previsto o curso “Elaboração de Parklets”, também sem taxa de inscrição. O público-alvo são técnicos e estudantes da área, empresários e outros profissionais. A apresentação está a cargo da arquiteta Vanessa Gross e do engenheiro Marcos Feder, da GPTC (Gerência de Planejamento de Trânsito e Circulação) da EPTC. As inscrições já estão disponíveis.
“Com o objetivo de valorizar o espaço urbano e incentivar o convívio ao ar livre, a Smim (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana) criou o curso para qualificar as informações sobre este equipamento”, ressalta o texto descritivo. “Em um local antes destinado ao estacionamento de até dois carros, criam-se pequenos parques para relaxar, recriar, ou envolver-se na vida pública da cidade, tornando-a mais humana e alegre.”
Confira, a seguir, outros cursos previstos pela Empresa para este primeiro semestre, todos em formato presencial:
– Maio: “O Transporte Público em Porto Alegre”;
– Junho: “Sinalização”;
– Julho: “Conhecendo o Planejamento de Trânsito e as Demanda da População”;
Cursos à distância
– Multiplicadores de Educação para o Trânsito (20 horas);
– Pedalando com Segurança (10 horas);
– Direção Defensiva (10 horas);
– Motociclista Consciente (10 horas).
(Marcello Campos)