Terça-feira, 22 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A equipe econômica está “esperando a coisa acontecer”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a reforma da Previdência

Compartilhe esta notícia:

Guedes defendeu especialmente o sistema de capitalização (no qual cada segurado poupa para sua própria aposentadoria), que será encaminhado ao Congresso na próxima semana. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A equipe econômica está “esperando a coisa acontecer”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em palestra na SNA (Sociedade Nacional de Agricultura), no Rio de Janeiro. “Há momentos em que você tem de aparecer, falar, e há momentos em que você tem de ficar esperando. O projeto [de reforma da Previdência] está sendo apresentado para a Câmara dos Deputados, para o Congresso. A prioridade total é a reforma da Previdência”, disse.

Em seu discurso, Guedes defendeu especialmente o sistema de capitalização (no qual cada segurado poupa para sua própria aposentadoria), que será encaminhado ao Congresso na próxima semana como parte da reforma – mas para ser definido apenas em uma segunda etapa. Em sua opinião, esse regime possui virtudes econômica e moral, por transferir recursos para o futuro, ao contrário do atual, em que “o jovem paga e o idoso consome”.

Guedes disse ainda que o excesso de gastos públicos corrompeu a democracia brasileira, apesar das instituições funcionarem e de os poderes permanecerem independentes. “Só o que falta é completar a transição econômica”, destacou. Segundo Guedes, a economia será aberta gradualmente. “Não vai ser linear. Você não pode abrir antes de simplificar os impostos e reduzir os impostos, senão a indústria brasileira fica em xeque”, disse.

Política

O ministro também deu sua opinião sobre a classe política, que, segundo ele, deve se “voltar para sua principal missão, de representante do povo”. Para Guedes, “a vida política hoje é muito difícil”, porque 96% do orçamento é carimbado. “A velha política morreu. Não foi enterrada ainda, mas morreu. A forma antiga de fazer política acabou. Qual é a forma nova? A forma nova tem a ver com gerir os orçamentos públicos. Então, a política vai ser chamada ao real desafio de se reabilitar através dos orçamentos públicos”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estimou na sexta-feira (15) que o projeto da reforma da Previdência esteja pronto para ser votado no início do mês de junho. A declaração foi feita em viagem a Curitiba, onde o deputado teve agenda durante toda a manhã.

Na quinta-feira (14), o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou que a proposta será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e enviada ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20). O texto vai prever dade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos.

Segundo Rodrigo Maia, o prazo da tramitação deve ser semelhante ao da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que foi apresentada no governo Michel Temer. “Eu acredito que se tudo correr parecido a gente vai ter esse debate feito, e a matéria pronta para votar no início de junho”, disse Maia após encontro com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

O presidente da Câmara disse ainda que pretende instalar as comissões que vão analisar o projeto na Casa na próxima semana. A proposta deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça, e ainda por uma Comissão Especial. Por se tratar de proposta de emenda à Constituição, a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Civil estourou um depósito de drogas de uma facção criminosa em Canoas e apreendeu três tijolos de cocaína pura considerada de alta qualidade
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tenta manter o auxílio-mudança para deputados reeleitos
https://www.osul.com.br/a-equipe-economica-esta-esperando-a-coisa-acontecer-disse-o-ministro-da-economia-paulo-guedes-sobre-a-reforma-da-previdencia/ A equipe econômica está “esperando a coisa acontecer”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a reforma da Previdência 2019-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar