Ícone do site Jornal O Sul

A Espanha pode contar com a volta dos torcedores nos estádios a partir do dia 29

Camp Nou pode receber 30 mil pessoas em três partidas do Campeonato Espanhol. (Foto: AFP)

A Espanha pode contar com a volta dos torcedores nos estádios ainda nesta temporada. De acordo com o programa “El Partidazo de COPE”, o governo estuda a possibilidade de haver público em todos os locais de jogos do país a partir do dia 29 de junho após a finalização da fase de alarme. A informação é de que esta medida pode ser aprovada por um decreto de lei.

Com isso, as seis últimas rodadas do Campeonato Espanhol podem contar com a presença do público. Em um primeiro momento, a ideia é de que os estádios sejam ocupados com 1/3 da capacidade total para manter as regras de distanciamento social e dividir os fãs em setores para não gerar aglomerações.

Embora Javier Tebas, presidente da LaLiga, seja entusiasta da ideia de reunir torcedores o quanto antes, o primeiro-ministro Pedro Sánchez disse ser contrário aos jogos com portões abertos, pois a medida poderia beneficiar apenas algumas equipes de regiões em que a situação do coronavírus estivesse mais controlada.

Briga pelo G4

A primeira divisão do Campeonato Espanhol será retomada após três meses de interrupção por causa da pandemia da covid-19, com um cronograma intensivo e uma rodada repleta de clássicos que valem a briga pela permanência na elite e a luta pelo título.

A abertura será com o confronto entre Sevilla, 3º colocado, e Betis, 12º, sem público, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. O público pode voltar aos poucos, mas a hipótese ainda não está sendo avaliada.

Outra mudança será a permissão para que sejam feitas cinco substituições, anunciada recentemente pelas principais ligas do mundo, para tentar mitigar os efeitos físicos causados pela inatividade dos jogadores. As trocas devem ser feitas em até três interrupções.

Algumas perguntas ainda estão sem resposta, como a preparação das equipes após uma pequena intertemporada, se haverá lesões, se os técnicos rodarão ainda mais seus elencos e se o fator casa perderá força com a ausência de público.

No aspecto esportivo, o clássico andaluz raramente decepciona. Para o Sevilla, o duelo vale a luta para se manter entre os quatro primeiros colocados. Já para o Betis, uma derrota acenderia a luz de alerta, já que o Mallorca, que abre a zona de rebaixamento, vinha embalado na competição antes da paralisação, com direito a vitória em casa sobre o Real Madrid.

A derrota tirou o Real da liderança, agora ocupada pelo Barcelona. O time de Zidane enfrentará o Eibar no Alfredo di Stéfano, casa temporária, enquanto o Santiago Bernabéu passa por reformas. O técnico francês contará com o retorno dos craques Hazard e Asensio, antes machucados.

O líder Barcelona terá de volta Luis Suaréz e e Lionel Messi para a partida contra o Mallorca.

O Getafe, de Deyverson, será o primeiro aspirante ao G4 a entrar em campo. Na sexta-feira, pega o Granada fora de casa. A Real Sociedad de Willian José recebe o Osasuna no domingo, mesmo dia em que Atlético de Madri, de Felipe e Renan Lodi, vai ao San Mamés enfrentar o Athletic Bilbao.

Sair da versão mobile