Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2025
Integrantes do PL e outros aliados de Jair Bolsonaro no Congresso iniciarão, nesta semana, um movimento de apoio e elogios a Luiz Fux. O foco é exaltar a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nas tribunas da Câmara dos Deputados e do Senado, além das redes sociais, sobre seu posicionamento no julgamento de Débora Rodrigues.
Fux votou para que a cabeleireira, que pichou com batom a frase “Perdeu, Mané” na estátua em frente ao STF no 8 de Janeiro, cumpra a pena de um ano e meio. Prevaleceu, porém, a posição do relator da ação, Alexandre de Moraes, que votou pela pena de 14 anos de prisão. Ele foi seguido por Flávio Dino e Cármen Lúcia.
O movimento de exaltação a Fux já foi iniciado por lideranças como Michelle Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, que divulgaram elogios ao magistrado nas redes sociais. Integrantes do PL apontam que o objetivo dessa ação é criar uma fissura entre os próprios ministros da Corte, que em sua maioria, tem votado de maneira similar sobre as condenações ligadas ao 8 de Janeiro. Além disso, os bolsonaristas buscam aumentar a pressão sobre Alexandre de Moraes.
Em vídeo publicado no fim de semana, Malafaia dá parabéns a Luiz Fux e chama Moraes de “ditador desgraçado”. Como informou a equipe da colunista Malu Gaspar, na tentativa de evitar um mal-estar na corte com seu voto, Fux decidiu procurar Moraes para avisar antecipadamente de sua posição, porque não queria parecer desleal ao abrir a divergência no julgamento.
Ato
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciaram mais uma manifestação pró-anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro de 2023. Desta vez, o ato será realizado em Brasília, no dia 7 de maio, com concentração na Torre de TV de Brasília a partir das 16h. Os organizadores planejam caminhar até o Congresso Nacional.
Além da anistia, a manifestação anuncia um “agradecimento” ao ministro do Supremo Luiz Fux. O magistrado foi o único dentre os titulares da Primeira Turma da Corte que defendeu condenação mais branda a Débora Rodrigues dos Santos. Ele defendeu uma pena de um ano e seis meses de detenção, mas a decisão final ficou em 14 anos de prisão.
O vídeo de convocação abre com uma série de pastores evangélicos, entre eles o aliado de primeira hora do ex-presidente Silas Malafaia (Associação de Deus Vitória em Cristo), Cláudio Duarte (Projeto Recomeçar), Robson Rodovalho (Sara Nossa Terra), Apóstolo Renê (Terra Nova) e Apóstolo César Augusto (Igreja Apostólica Fonte da Vida).
“Em favor da anistia e para dar parabéns a Fux, que desmascarou a perversa condenação da Débora do batom”, afirmou Malafaia.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que foi uma das figuras mais vocais no último ato bolsonarista, na Avenida Paulista, no início de abril, também conclamou os apoiadores. “Leve o seu celular. Iremos registrar tudo neste ato em prol da liberdade da Débora e de todos os presos injustiçados”, disse. (Com informações do jornal O Globo e da revista Veja)